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IFE: nº 85 - 30 de novembro de 2021
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Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Regulatórias
1
EUA: Coalizão de grandes empresas exige padrões de carregadores interoperáveis
2 Califórnia: Investimentos em estações de carregamento para VEs
3 Espanha: Governo acelera transição para 5 milhões de VEs em 2030
4 Reino Unido: Nova regra visa expandir os pontos de recarga
5 Alemanha: Novo governo visa um transporte mais sustentável
6 Japão: Novo orçamento de subsídios direcionados a eletromobilidade

Inovação e Tecnologia
1 Ford: Inovação busca acelerar o tempo de recarga das baterias dos VEs
2 Renault: Nova parceria visa inovações nos motores elétricos
3 Paris planeja ter VEs voadores para transportar passageiros em 2024
4 BMW: Zonas eDrive

Indústria Automobilística
1 Artigo: “The automotive industry is racing towards electric vehicles”
2 McKinsey & Company: “Why the automotive future is electric”
3 McKinsey & Company: Prioridades para a difusão do mercado de ME

4 Brasil: Novo CEO da Renault avalia segmento de VEs no país

5 Brasil: Fabricantes de VEs percebem tendência de eletrificação de frotas comerciais

6 Renault: Empresa entrega 100 VEs para a Americanas S.A.

7 Nissan: Metas de eletrificação para 2030

8 Hitachi Energy: Plano de mobilidade elétrica mira em frotas
9 Nio planeja colocar seus VEs em mais 5 países da Europa em 2022
10 Nio/Shell: Parceria para a instalação de pontos de recarga e troca de baterias
11 Oppo quer fabricar carro elétrico na Índia até 2024
12 Arrival: Protótipo de ônibus elétrico

Meio Ambiente
1 Stena Recycling: Reciclagem de baterias em grande escala em 2023
2 Sumitomo Metal Mining: Novo método de reciclagem de baterias de VEs
3 Empresas de e-commerce compram VEs de olho na agenda ESG
4 Montadoras encaram ESG como assunto estratégico

5 BNEF: Produção de materiais de bateria na RDC pode reduzir as emissões da cadeia de abastecimento

Outros Artigos e Estudos
1 IHS Markit: Produção global de veículos leves e seu impacto na implantação de tecnologia
2 Americanas expande operação de VEs
3 BofA: IPOs em setor de VEs podem captar US$ 100 bi até 2023
4 EUA: Locadoras aumentam esforços para adicionar VEs a sua frota

5 IONITY/Blackrock: Investimento para a expansão de carregadores rápidos na Europa
6 Eni: Expansão da rede de recarga até 2030
7 Juniper: Novo estudo realiza projeções acerca do volume global de sessões de carregamento de VEs em 2026


 

 

Políticas Públicas e Regulatórias

1 EUA: Coalizão de grandes empresas exige padrões de carregadores interoperáveis

Uma coalizão de grandes empresas, incluindo Amazon, Siemens, DHL e Uber, enviou uma carta aos funcionários do Departamento de Energia e do Departamento de Transporte e Administração de Serviços Gerais dos EUA solicitando programas e padrões que garantam a interoperabilidade e o acesso as estações de carregamento de VEs financiadas publicamente. Como a carta observa, tais padrões serão críticos para acelerar uma rápida transição para veículos elétricos e serão particularmente importantes para empresas que operam grandes frotas. A recém-assinada Lei de Investimento em Infraestrutura e Empregos está alocando US$ 7,5 bilhões para a construção de uma rede nacional de carregadores de VEs. A carta é em nome da Corporate Electric Vehicle Alliance, cujos 28 membros juntos representam mais de US$ 1 trilhão em receita anual e, coletivamente, possuem, alugam ou operam mais de um milhão de veículos de frota ou rede nos Estados Unidos. (Green Car Congress – 23.11.2021)

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2 Califórnia: Investimentos em estações de carregamento para VEs

A Califórnia é o líder indiscutível dos EUA quando se trata da adoção de VEs e infraestrutura de recarga, e o estado não planeja descansar sobre os louros no futuro, muito pelo contrário. A California Energy Commission (CEC) aprovou um plano de três anos de US$ 1,4 bilhão para infraestrutura e fabricação de transporte com emissão zero para ajudar o Golden State a atingir suas metas de carregamento de VEs e reabastecimento de hidrogênio em 2025. Anunciado em 15 de novembro, o plano é dito para fechar a lacuna de financiamento para acelerar a construção da infraestrutura de veículos com emissão zero da Califórnia. O investimento apoia a ordem executiva do governador Gavin Newsom eliminando a venda de novos veículos de passageiros movidos a gasolina até 2035. Em um comunicado à imprensa, o CEC observa que a Atualização do Plano de Investimento 2021–2023 aumenta o orçamento do Programa de Transporte Limpo em seis vezes, incluindo $ 1,1 bilhão do orçamento estadual de 2021–2022 além dos US$ 238 milhões restantes em fundos do programa. (Inside EVs – 26.11.2021)

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3 Espanha: Governo acelera transição para 5 milhões de VEs em 2030

O Conselho de Ministros, por proposta do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, alterou ontem a Lei 34/1998 sobre o setor dos hidrocarbonetos visando introduzir mais concorrência ao conceder liberdade total ao proprietário dos postos de serviço sinalizados ou franqueados ao instalar um ponto de carregamento para VEs. O que a modificação faz é evitar que essa instalação seja vinculada ao contrato de fornecimento exclusivo que mantêm com os operadores. O Plano Nacional Integrado de Energia e Clima pretende ter cinco milhões de veículos elétricos em 2030 e, até 2023, a meta intermediária de 250.000 VEs foi definida. Para atingir esses números, seria necessário aumentar os pontos de recarga públicos de alta capacidade, de modo a evitar a “ansiedade da autonomia”. Nesse sentido, a Lei de Mudanças Climáticas e Transição de Energia já prevê a “obrigatoriedade” dos principais postos - com faturamento anual superior a cinco milhões de litros - de postos públicos de recarga. Os postos podem ser operados diretamente por operadoras petrolíferas, podem ser independentes ou podem operar em regime de bandeira ou franquia, regime que permite a um retalhista, normalmente uma PME, operar o posto de gasolina em nome e por conta de um operador grossista, através de contrato exclusivo de fornecimento de combustível. (Energías Renovables – 24.11.2021)

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4 Reino Unido: Nova regra visa expandir os pontos de recarga

O Reino Unido se prepara para interromper a venda de carros com motores a combustão após 2030 e híbridos cinco anos depois. Isto significa que até 2035 os britânicos só poderão comprar veículos elétricos a bateria, ou seja, em pouco mais de uma década o país terá criar pontos de carregamento suficientes. Uma maneira de alcançar esse objetivo é forçando todas as incorporadoras imobiliárias a incluir estações de carregamento em seus novos projetos residenciais. A nova lei também se aplicará a novos supermercados e conjuntos de escritórios, e também será aplicável a projetos de reformas mais amplas. Neste momento, existem cerca de 25.000 pontos de recarga públicos no Reino Unido, muito menos do que seria necessário para lidar com o fluxo iminente de veículos puramente elétricos. O governo britânico acredita que, ao aplicar esta nova lei, trará a criação de até 145.000 novos pontos de carregamento a cada ano. A BBC cita o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que anunciou uma mudança radical em todas as formas de transporte no país nos próximos anos, já que eles serão substituídos, tanto quanto possível, por veículos que não produzem emissões de gases de escapamento. Johnson disse: “A força motriz dessa mudança não será o governo, nem mesmo os negócios... será o consumidor. Serão os jovens de hoje, que poderão ver as consequências das mudanças climáticas e exigirão o melhor de nós.” (Inside EVs – 23.11.2021)

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5 Alemanha: Novo governo visa um transporte mais sustentável

O governo de coalizão federal alemão recém-eleito apresentou seu acordo de coalizão. Chama-se “Mehr Fortschritt Wagen” e pode ser traduzido como “ouse inovar” ou “ouse fazer progressos”. Isso, é claro, tem várias ramificações para a indústria de transporte. Ao contrário do que se esperava, os três partidos da coalizão não chegaram a um acordo sobre uma data final para a utilização dos motores à combustão, mas sobre uma reforma dos subsídios para VEs e construção de modos de transporte alternativos. A infraestrutura de carregamento deve ser melhorada e os veículos de transporte público autônomo e compartilhado devem ser promovidos. Isso vem junto com o compromisso de transferir uma proporção da mobilidade pessoal e logística das estradas da Alemanha e em voos de curta distância, e para o transporte ferroviário. O transporte público deve ser investido e a mobilidade de pedestres e ciclistas deve ser apoiada. As energias renováveis devem representar 80% da matriz energética da rede alemã até 2030. (Electrive – 25.11.2021)

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6 Japão: Novo orçamento de subsídios direcionados a eletromobilidade

O governo japonês está fornecendo um total de 37,5 bilhões de ienes (290 milhões de euros) para e-mobilidade em um orçamento suplementar para 2021. A maior parte da soma é destinada a prêmios de compra de veículos, o restante para infraestrutura de carregamento e hidrogênio. Conforme relata o jornal de negócios japonês Nikkei, 25 bilhões de ienes (193 milhões de euros) serão destinados a subsídios para veículos com bateria elétrica, híbrido plug-in e sistemas de acionamento por célula de combustível. 6,5 bilhões de ienes (50 milhões de euros) são reservados para novas estações de abastecimento e 6 bilhões de ienes (46,5 milhões de euros) para novas estações de abastecimento de hidrogênio. Conforme relatado, o governo aumentou os subsídios para VEs para até 800.000 ienes por veículo, o que equivale a 6.200 euros. Para veículos com célula de combustível, serão pagos até 2,5 milhões de ienes - ou seja, 19.375 euros. (Electrive – 23.11.2021)

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Inovação e Tecnologia

1 Ford: Inovação busca acelerar o tempo de recarga das baterias dos VEs

A Ford quer tornar a recarga de VEs tão rápido quanto parar em um posto de gasolina para encher o tanque. A redução do tempo de recarga é limitada pelo aquecimento excessivo das baterias. O que a Universidade de Purdue desenvolveu com financiamento da Ford foi um cabo de recarga com um método de resfriamento alternativo, que permite reduzir o calor gerado mesmo quando há mais corrente passando por ele. O sistema usa um agente refrigerante ativo que ajuda a extrair mais calor do cabo usado na recarga. A grande diferença para os sistemas já em uso é que ele pode ajudar a extrair mais calor do cabo na passagem da fase líquida para o vapor, removendo até 24,22 kw de calor. Desta forma, o cabo pode fornecer até 4,6 vezes mais energia do que os carregadores mais rápidos disponíveis no mercado hoje, indo além dos 2.400 amperes. O protótipo usado imita todas as características de uma estação de carregamento do mundo real: inclui uma bomba, um tubo com o mesmo diâmetro de um cabo de carregamento real, os mesmos controles e instrumentação e tem as mesmas taxas de fluxo e temperaturas. Ainda que não tenha sido testado em um veículo, os testes de laboratório sugerem que o cabo permitiria que um veículo fosse totalmente recarregado em menos de cinco minutos. Na verdade, para a recarga de grandes carros elétricos comerciais em cinco minutos seria necessário uma corrente de “apenas” 1.400 amperes. Contudo, os tempos de carga dependerão das classificações de saída de energia da fonte de alimentação e do cabo de carregamento, além do bocal de recarga do veículo. Para obter uma carga em menos de cinco minutos, todos os três componentes precisarão dar conta dos 2.500 amperes. O desenvolvimento do protótipo faz parte de uma parceria estratégica com a Ford, que está interessada em testar o protótipo nos próximos dois anos. Os próximos dois anos também serão críticos para a Ford, que planeja se tornar líder do mercado de VEs. (Quatro Rodas – 23.11.2021)

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2 Renault: Nova parceria visa inovações nos motores elétricos

O Grupo Renault quer ir além da conversão da produção para a sustentabilidade ambiental: os carros, assim como os motores elétricos, devem estar na vanguarda, integrando powertrains inovadores. É por isso que a marca francesa adquiriu 21% das ações da Whylot. Trata-se de uma startup sediada no sudoeste da França e que desenvolveu uma tecnologia definida como "única no campo dos motores elétricos". Na realidade, não é realmente exclusiva, já que mesmo a Mercedes, que comprou a britânica Yasa, pode contar com motores elétricos do mesmo tipo. Em ambos os casos estamos falando dos chamados motores de "fluxo axial". Quanto à Renault, a tecnologia será aplicada "a powertrains eletrificados e elétricos, com o objetivo principal de reduzir os custos dos powertrains híbridos, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2. As novas unidades devem economizar 2,5 g/km (de acordo com o padrão WLTP) em carros de passeio nos segmentos B/C." (Inside EVs – 27.11.2021)

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3 Paris planeja ter VEs voadores para transportar passageiros em 2024

Na última semana, autoridades francesas divulgaram que planejam começar o teste de táxis aéreos elétricos em Paris. O objetivo é desenvolver ao menos duas rotas de voo para passageiros nas Olimpíadas de 2024. Jean-Baptiste Djebbari, ministro dos Transportes francês, foi recentemente à inauguração do espaço de testes dos automóveis aéreos, que fica em um campo de aviação próximo ao noroeste da capital francesa. De acordo com o ministro, tudo está encaminhado bem, ou seja, diversas parcerias, inovações, áreas de teste, regulamentações, financiamento. Djebbari também afirma que os ingredientes para o sucesso estão presentes, e que basta fazer acontecer. Por volta de 30 fabricantes atenderam ao chamado de teste de diversas peças das aeronaves elétrica de decolagem e pouso vertical, também conhecidas como eVTOLs, assim como também experimentaram a estrutura necessária para um aeroporto seguro. Perto da cidade de Paris, o aeródromo já foi adaptado com a intenção de agregar uma área de pouso e decolagem, assim como pistas de taxiamento, praças de estacionamento, planejamento de depósitos e outros espaços. Sistemas anticolisão e de recarga também foram testados. (Yahoo! – 28.11.2021)

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4 BMW: Zonas eDrive

O BMW Group está apresentando suas inovadoras Zonas eDrive em outras 20 cidades europeias. Um total de 138 cidades na Europa agora se beneficiam dessa tecnologia. Em uma Zona eDrive, os veículos híbridos plug-in BMW (PHEVs) mudam automaticamente para o modo de direção totalmente elétrico ao entrar nas áreas centrais da cidade. O veículo reconhece as áreas designadas usando tecnologia de geofencing e GPS. O recurso eDrive automatizado está disponível como padrão em muitos híbridos plug-in BMW existentes e futuros. Os motoristas são recompensados com pontos de bônus para cada quilômetro totalmente elétrico dirigido - e com o dobro de pontos em uma Zona eDrive - que eles podem resgatar para crédito de cobrança. Por sua vez, os motoristas também coletam pontos de bônus enquanto carregam seus veículos. As 20 últimas cidades a serem adicionadas são: Aberdeen, Bregenz, Brescia, Bristol, Cambridge, Cardiff, Copenhagen, Cork, Coventry, Florença, Klagenfurt, Lille, Matosinhos, Nápoles, Oeiras, Oxford, Sheffield, St. Pölten, Toulouse e Verona. A BMW espera lançar o serviço em pelo menos outras 30 cidades em todo o mundo no próximo ano. (Green Car Congress – 26.11.2021)

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Indústria Automobilística

1 Artigo: “The automotive industry is racing towards electric vehicles”

Em artigo intitulado “The automotive industry is racing towards electric vehicles”, Vala Afshar, co-apresentador do DisrupTV (programa semanal que cobre as últimas tendências do mercado de negócios e inovação digital), discorre sobre o recente relatório da Harman e SBD Automotive sobre o futuro dos veículos elétricos e a evolução das experiências do cliente. O artigo destaca que as montadoras tradicionais estão comprometidas com VEs, assim como os consumidores estão prontos para adotar carros elétricos. Outros pontos também são salientados como: benefícios de custo de propriedade e a experiência de eletrificação. Para ler o artigo na íntegra, acesse aqui.

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2 McKinsey & Company: “Why the automotive future is electric”

Em artigo publicado pela McKinsey & Company, intitulado: “Why the automotive future is electric”, Andreas Cornet, sócio sênior da McKinsey, Julian Conzade, (gerente de soluções), Patrick Schaufuss (sócio), Stephanie Schenk (especialista em setor elétrico), Andreas Tschiesner (sócio sênior), Russell Hensley (sócio), Patrick Hertzke (sócio), Ruth Heuss (sócia sênior), Karsten von Laufenberg (sócio) e Timo Möller (sócio), afirmam que “os VEs convencionais transformarão a indústria automotiva e ajudarão a descarbonizar o planeta”. Segundo os autores, “a oportunidade atual de transformar a maneira como nos movemos resulta fundamentalmente de mudanças em três áreas principais: regulamentação, comportamento do consumidor e tecnologia”. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

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3 McKinsey & Company: Prioridades para a difusão do mercado de ME

Apesar da interrupção da pandemia do COVID-19, a adoção de VEs acelerou em 2020, conforme a indústria começou a desenvolver os sistemas de mobilidade do futuro. De acordo com a McKinsey, este rápido progresso destacou duas prioridades que são críticas para o futuro do mercado de VEs: um fornecimento adequado de baterias personalizadas e uma rede dimensionada de estações de carregamento. Os investimentos upstream incluem a construção de instalações de produção de baterias suficientes para atender à demanda regional de VEs. A infraestrutura de carregamento em várias classes de veículos (como carros de passeio, caminhões e ônibus) e casos de uso (como casa, trabalho, depósito ou rodovia) terá que ser acelerada rapidamente. A infraestrutura upstream e downstream é interdependente e ambas enfrentam gargalos desafiadores devido à tecnologia, capital e compromisso necessários para o sucesso. (McKinsey – 25.10.2021)

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4 Brasil: Novo CEO da Renault avalia segmento de VEs no país

O italiano Luca de Meo, CEO da Renault, aponta a volatilidade das economias da América do Sul como um dos principais fatores que levaram empresas como a Audi e a Ford a encerrar a produção de veículos no Brasil. Mas diz que retorna dessa viagem com a certeza de que há oportunidades de negócios para a Renault na região. E promete anunciar novos investimentos em 2022. Falando em carros elétricos, De Meo diz que, em geral, inovações nesse setor surgem na América do Sul cerca de dez anos depois da Europa. “Acho também que devemos buscar outras soluções; temos que olhar o veículo híbrido a etanol”, destaca. A Renault está mesmo em processo de mudança. Contudo, VEs são um tema que entusiasmam De Meo, “se quisermos ser realistas e honestos, não podemos olhar apenas as emissões nas cidades; precisamos analisar o equilíbrio ecológico completo. O carro elétrico nós já sabemos fazer. Mas temos que garantir aos acionistas que estamos fazendo a coisa certa. Caso contrário, daqui a 15 anos podem nos acusar de termos colocado nos carros eletricidade gerada com carvão, de não termos nos preocupado com a reciclagem das baterias ou, então, de termos usado matéria-prima da República do Congo, onde colocam crianças para escavar [nas minas de cobalto, usado em baterias]”, afirma o CEO. No Brasil, a Renault vende três modelos elétricos - Zoe, Kangoo e Twizy. Nesta viagem, De Meo anunciou o lançamento de mais um em 2022: uma versão totalmente elétrica do utilitário Kwid, com a promessa de o modelo ser uma das opções mais baratas da categoria. Isso significa algo em torno de R$ 160 mil. (Valor Econômico – 26.11.2021)

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5 Brasil: Fabricantes de VEs percebem tendência de eletrificação de frotas comerciais

Os fabricantes dos veículos sentem a tendência de eletrificação das frotas comerciais nos últimos anos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus já colhe os frutos da estreia do e-Delivery. Em pouco mais de 90 dias, a fabricante vendeu 200 unidades do caminhão movido a eletricidade. Isso foi suficiente para comprometer toda a produção até o final do ano, segundo o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas, Ricardo Alouche. A JAC Motors também aposta no sucesso dos veículos elétricos, inclusive nas vendas diretas. O caminhão iEV1200T, por exemplo, já é utilizado por empresas como a transportadora DHL, que já possui uma frota de 25 veículos movidos a eletricidade. Grande entusiasta da eletrificação, a Renault realiza vendas diretas de VEs desde 2013. Mercado Livre e DHL utilizam unidades do Kangoo Z.E., que não é comercializado para pessoas físicas no Brasil. A cartela de clientes da Renault inclui ainda empresas de outros segmentos, como a Porto Seguro e a Itaipu, que utilizam os modelos Twizy e Zoe, inclusive em deslocamentos urbanos no caso da seguradora. (Automotive Business – 22.11.2021)

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6 Renault: Empresa entrega 100 VEs para a Americanas S.A.

A Renault do Brasil entregou 100 Renault Kangoo E-TECH Electric que serão incorporadas à frota da Americanas S.A. Os veículos serão utilizados para as entregas do tipo “last mile”, ou seja, do centro de distribuição para o consumidor. Os 100 novos veículos serão distribuídos em nove cidades brasileiras, espalhadas em sete estados, oferecendo mais conforto, segurança e praticidade para os motoristas entregadores, bem como contribuindo para as metas de descarbonização do e-commerce. Os Kangoo E-TECH Electric são 100% elétricos e permitem zero emissão de poluentes e ruídos. Eles possuem autonomia de até 200 km e podem ser recarregados em estações de recarga com plug do tipo 2, até 7kW. A incorporação dos 100 novos Kangoo E-TECH Electric à operação da Americanas S.A. integra a estratégia de descarbonização da empresa, que tem o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono e se tornar NetZero até 2025. Com a entrega dos 100 novos utilitários, a companhia contará com mais de 500 modelos em sua frota ecoeficiente. Na Americanas S.A., o ESG é tema transversal priorizado em todas as áreas e a plataforma de logística tem potencial único na evolução desta frente. A companhia sobe mais um importante degrau para atingir a meta NetZero. De acordo com cálculos da empresa, as 100 Kangoo E-TECH Electric deixarão de emitir 763 toneladas de CO2 por ano, se comparadas aos veículos à combustão. Para a Unidas, empresa responsável pela terceirização desta frota, essa importante operação reforça o pioneirismo da empresa na estruturação de frotas 100% elétricas para empresas. (Renault – 19.11.2021)

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7 Nissan: Metas de eletrificação para 2030

A Nissan pretende que os veículos elétricos (VEs) e híbridos representem metade de suas vendas globais de automóveis até 2030, e aumentará em 30% o investimento em tecnologia na próxima década para alcançar a meta. A Nissan prevê que os VEs atinjam 50% de suas vendas na China e 80% na Europa até o fim da década. A mudança ocorre no momento em que rivais globais, como a alemã Volkswagen, correm para investir no desenvolvimento de VEs. A Nissan pretende acelerar suas vendas de veículos ecologicamente corretos, expandindo o investimento. A montadora investiu cerca de 3 trilhões de ienes (US$ 26 bilhões) nos dez anos até o ano fiscal de 2020 e pretende aumentar o gasto nos próximos dez anos em mais de 30%. O dinheiro será usado para aumentar a produção de baterias e desenvolver novos modelos. A Nissan planeja lançar dez modelos VEs adicionais até o ano fiscal de 2026, triplicando sua linha atual de cinco modelos, que inclui o pioneiro Leaf. Os planos da montadora devem fazer parte da visão de longo prazo da empresa, que será revelada na segunda-feira. A única fábrica europeia da Nissan, localizada no Reino Unido, será convertida para se especializar em VEs e híbridos. Para reduzir o preço dos carros elétricos ao mesmo nível dos carros a gasolina, a Nissan trabalhará com os parceiros Renault e Mitsubishi Motors para adquirir baterias, que respondem por 30% a 40% do custo total de produção de um carro elétrico. (Valor Econômico – 26.11.2021)

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8 Hitachi Energy: Plano de mobilidade elétrica mira em frotas

A Hitachi Energy entra de vez no mercado de elétricos com foco em frotas, sinalizando a renovação e ampliação do portfólio de soluções para a transição energética no Brasil. A empresa vai continuar atuando na área de redes, sistemas de transmissão, subestações e equipamentos de alta tensão. Entretanto, a eletrificação de frotas é um negócio em potencial e o que antes era focado apenas em carregadores para automóveis elétricos e frotas de ônibus e caminhões, agora se amplia para novas soluções. O cerne do negócio será em B2B para atender os operadores de frotas de ônibus e caminhões. O gerente Latam de Mobilidade da Hitachi Energy no Brasil, Henrique Gross, explica: “O que a gente busca neste novo mercado é trazer o conhecimento de transporte para adaptar as soluções a um mercado que é completamente novo”. O executivo conta que já vem conversando com operadores de ônibus nas cidades e que a operação tradicional a diesel é muito diferente e as cidades brasileiras ainda carecem de infraestrutura para suportar essa alternativa de mobilidade sustentável. “Você precisa pensar em todo sistema elétrico de distribuição antes de adotar esse tipo de solução”, diz. Hoje a empresa tem mais de 40 projetos na área de armazenamento de energia e sistema de controle e gerenciamento. Aqui no Brasil, eles já discutem alguns projetos e acreditam que essas soluções terão papel fundamental no controle de estabilidade do sistema. O Country Manager da companhia, José Paiva, conta que a estratégia se apoia em estudos da Agência Internacional de Energia de que até 2050, a eletrificação global quase dobrará a demanda. A operação vai ficar focada na fábrica de Guarulhos (SP) e se os planos saírem como os executivos planejam, a ideia é aumentar a nacionalização da produção. Henrique Gross acrescenta que a empresa já produz no Brasil toda a parte de transformadores, proteção e controle, além de toda parte de serviços, no entanto, para outros componentes, a produção local ainda exige escala. (CanalEnergia – 23.11.2021)

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9 Nio planeja colocar seus VEs em mais 5 países da Europa em 2022

A Nio está planejando entrar em cinco novos países europeus no próximo ano. Recentemente, a Nio abriu um showroom na Noruega, como primeiro passo de sua estratégia de expansão no exterior. O fundador e executivo-chefe (CEO) da Nio, Li Bin, também conhecido como William Li, compartilhou as ambições da empresa para a Europa em uma teleconferência de resultados do terceiro trimestre. Na Noruega, um em cada quatro clientes que testaram um Nio comprou o carro, uma proporção maior do que na China, de acordo com Li. “A Nio estará em pelo menos mais cinco mercados europeus até o fim de 2022", disse ele. Ao tentar se tornar conhecida na Europa, brigará com montadoras globais que estão fortalecendo a aposta em VEs. A Nio entregou um recorde de 24.439 carros durante os três meses encerrados em setembro, o dobro do ano anterior. A empresa espera vender de 23.500 a 25.500 carros no trimestre de outubro a dezembro. (Valor Econômico – 26.11.2021)

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10 Nio/Shell: Parceria para a instalação de pontos de recarga e troca de baterias

A fabricante chinesa de VEs, Nio, e a petrolífera, Shell, firmaram uma parceria estratégica para colaborar nas instalações de carregamento e troca de baterias na China e na Europa. O acordo prevê que a Nio e a Shell construam e operem as instalações de carregamento e troca de baterias. A Nio e a Shell planejam instalar em conjunto 100 estações de troca de bateria na China até 2025 e construir e operar estações piloto na Europa a partir de 2022. Para a Shell, o negócio oferece os benefícios da rede já existente e bastante extensa da Nio de estações de carregamento rápido, estações de troca de bateria e carregadores de destino na China. Para Nio, a parte europeia do negócio é particularmente interessante para sua futura expansão. (Inside EVs – 25.11.2021)

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11 Oppo quer fabricar carro elétrico na Índia até 2024

A chinesa Oppo, pertencente ao grupo BBK Electronics, trabalha para lançar um carro elétrico até o início de 2024, primeiro na Índia. De acordo com o site 99Mobiles, a quarta maior fabricante de celulares do mundo tenta acompanhar a recente ascensão de veículos elétricos na Índia. Ainda não há detalhes técnicos sobre o projeto nem de profissionais envolvidos a operação, mas especula-se que, no portfólio, a Oppo inclua, além do carro elétrico, veículos autônomos e scooters movidas a bateria. De abril a setembro de 2021, o segmento de carros elétricos na Índia teve um crescimento de 234%. No período, foram 6.261 unidades vendidas, o que ultrapassa o montante de veículos comercializados no último ano fiscal inteiro (no caso, abril de 2020 a março de 2021). (Olhar Digital – 22.11.2021)

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12 Arrival: Protótipo de ônibus elétrico

A Arrival, uma fabricante do Reino Unido, revelou o protótipo de um novo ônibus elétrico que está programado para começar a ser produzido em 2022. O protótipo de pré-produção foi revelado no centro de pesquisa e desenvolvimento da Arrival em Banbury, Reino Unido, em 15 de novembro. O presidente de desembarque, Avinash Rugoobur, explicou à Reuters que a posição das baterias é diferente de muitos outros modelos de ônibus elétricos, pois estão no chão, e não no teto do chassi. Em vez disso, este ônibus tem uma clarabóia percorrendo toda a extensão do ônibus, adicionando um toque moderno e elegante. Os modelos de veículos elétricos costumam ser mais caros do que seus homólogos a diesel, mas, neste caso, a empresa Arrival, sediada em Oxford, tem como objetivo colocar o novo modelo no mercado a um custo para os clientes igual ao dos ônibus convencionais a diesel. Isso será possível em parte pelo uso de “painéis de corpo composto de plástico leve, mas durável” no lugar de aço ou alumínio, relata a Reuters. (WhichEV – 26.11.2021)

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Meio Ambiente

1 Stena Recycling: Reciclagem de baterias em grande escala em 2023

A Stena Recycling iniciou a construção de sua nova planta de reciclagem de baterias em Halmstad, anunciada em julho. A fábrica está localizada entre Gotemburgo e Malmö. A empresa sueca pretende ter a fábrica instalada e funcionando no primeiro trimestre de 2023. Os planos de construção são conhecidos desde este verão. No entanto, Stena ainda não deu nenhuma informação sobre a programação e capacidade da futura fábrica. Ao final da primeira fase de construção, no 1º trimestre de 2023, a planta terá uma capacidade anual de 10.000 toneladas e reciclará não apenas baterias de carros elétricos, mas também de aparelhos elétricos. Paralelamente, a Stena Recycling está investindo em infraestrutura para coleta e triagem das baterias a serem enviadas para a fábrica de Halmstad. Os centros de bateria correspondentes já foram construídos na Suécia, Polônia e Alemanha. Outros seguirão na Dinamarca, Finlândia, Noruega e Itália. O objetivo é coletar baterias de toda a Europa para a planta de Halmstad. (Electrive – 26.11.2021)

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2 Sumitomo Metal Mining: Novo método de reciclagem de baterias de VEs

A Sumitomo Metal Mining, descobriu e revelou ao mundo um novo método para reciclar de forma eficiente as baterias dos veículos elétricos que foram descartadas, o que tornará possível utilizar novamente a maioria dos componentes e materiais presentes nestas peças. Segundo os executivos da Sumitomo Metal Mining, essa companhia foi capaz de desenvolver um processo barato para extrair os materiais de cobre, níquel, cobalto e lítio que estão presentes nas baterias dos automóveis elétricos. De acordo com o anúncio feito pela empresa, o processo de reciclagem envolve a destruição das baterias, o aquecimento do material que resulta desta destruição e o controle dos níveis de oxigênio neste procedimento. O método, conforme revelou a empresa, é o primeiro deste gênero a ser criado em todo o mundo e, por isso, representa uma grande inovação neste ramo. Por enquanto, a empresa planeja utilizar pequenos volumes de baterias destruídas e usar os materiais recuperados para a produção de novos elementos. Segundo ela, seus funcionários já estão no caminho certo para extrair estes materiais a um custo-benefício bastante elevado. Com o sucesso do novo método de reciclagem, a empresa revelou que tem planos de abrir uma fábrica de reciclagem no Japão até o ano de 2023, a qual terá uma capacidade para processar a incrível quantidade de 7 mil toneladas de baterias destruídas a cada ano, o que é suficiente para extrair 200 toneladas de cobalto delas. De acordo com a empresa, essa quantia é suficiente para ser utilizada em 20 mil veículos elétricos. Além disso, este material também poderá ser destinado a diversas outras áreas da tecnologia. (Defesa – 28.11.2021)

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3 Empresas de e-commerce compram VEs de olho na agenda ESG

Faz alguns meses que a agenda ESG entrou para a lista de prioridades da indústria nacional. O conjunto de medidas e atitudes que a empresa precisa seguir para ser considerada ecologicamente responsável está influenciando em decisões de vários setores. Na indústria de comércio eletrônico (ou e-commerce) não é diferente. Gigantes do setor estão incorporando veículos elétricos a suas frotas, e não apenas para reduzir as emissões de CO2. Por trás dessa decisão também está a necessidade de transmitir uma imagem sustentável para seus clientes e fornecedores. No fim do ano passado, o Mercado Livre adquiriu 70 VEs para sua frota na América Latina, sendo 51 deles destinados ao Brasil. Na época, a empresa alegou que a medida foi pensada para aliviar o impacto ambiental derivado do crescimento do comércio eletrônico e a expansão das soluções logísticas da companhia. Em meados deste ano, a empresa também anunciou a oferta de financiamento para que seus entregadores possam adquirir carros elétricos. A frota do Mercado Livre é estimada em 10 mil veículos e 600 carretas, quase todos operados por terceiros. A eletrificação é uma tendência mundial. Em fevereiro de 2020, a gigante Amazon encomendou nada menos do que 100 mil veículos para a fabricante de carros elétricos Rivian nos Estados Unidos. O planejamento da empresa prevê uma frota de 10 mil VEs nas ruas até 2022, chegando a 100 mil carros movidos a eletricidade até 2030. Segundo estimativa da Business Insider, a Amazon entrega 2,5 bilhões de encomendas por ano. A aquisição da enorme frota de vans elétricas faz parte dos esforços para se tornar neutra na emissão de carbono até 2040. A empresa é co-fundadora do The Carbon Pledge, compromisso estabelecido para atingir os objetivos do Acordo de Paris com uma década de antecedência e alcançar emissão líquida zero de carbono até 2040. (Automotive Business – 22.11.2021)

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4 Montadoras encaram ESG como assunto estratégico

O ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) foi tema de discussão no segundo dia do #ABX2021, realizado por meio online na quarta-feira (24). Representantes de montadoras e fornecedor mostraram em painel mediado por João Ciaco, da consultoria Oplano, que o assunto passou a ser parte integrante da pauta estratégica das empresas, e não apenas item da lista de causas a defender. “O ESG é um tema relacionado à área estratégica da montadora, algo que faz parte do negócio”, disse Priscilla Cortezze, diretora de comunicação e sustentabilidade da Volkswagen. O mesmo acontece na Toyota, onde o ESG se tornou uma pauta executiva nos últimos anos. “É termo que faz parte do negócio e deixou de ser algo restrito às questões ligadas às fábricas em termos de emissões e poluentes”, contou Viviane Mansi, diretora de comunicação e sustentabilidade. Já no caso da Basf, Rodolfo Viana, gerente sênior de sustentabilidade, contou durante o evento que na operação da empresa na América do Sul foi criado um comitê formado por profissionais de diversas áreas da companhia para tratar do ESG. Uma tendência apontada pelos representantes das empresas durante o painel trata da introdução dos fornecedores dentro do contexto do ESG. A visão dos executivos mostra que ações nas três áreas é algo que deve estar relacionado com todos da cadeia automotiva. (Automotive Business – 24.11.2021)

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5 BNEF: Produção de materiais de bateria na RDC pode reduzir as emissões da cadeia de abastecimento

A República Democrática do Congo (RDC) pode aproveitar seus abundantes recursos de cobalto e energia hidrelétrica para se tornar um produtor de baixo custo e baixas emissões de materiais precursores de cátodo de bateria de íon-lítio, de acordo com um novo estudo sobre uma cadeia de abastecimento africana unificada por BloombergNEF (BNEF). O estudo realizado a pedido da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA), Afreximbank, o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), a Corporação Financeira da África (AFC), o Banco Árabe para o Desenvolvimento Econômico na África (BADEA), o Banco Africano Legal Support Facility (ALSF) e o Pacto Global da ONU, estima que custaria US$ 39 milhões para construir uma planta de precursor de cátodo de 10.000 toneladas métricas na RDC. Isso é três vezes mais barato do que custaria uma fábrica semelhante nos Estados Unidos. O material precursor produzido em fábricas na RDC pode ter um custo competitivo com o material produzido na China e na Polônia, mas com uma pegada ambiental menor. As emissões associadas à produção de baterias poderiam ser reduzidas em 30% em comparação com a cadeia de abastecimento existente que atravessa a China, se materiais precursores de cátodo fossem produzidos na RDC, com a Polônia lidando com a produção de catodo materiais e células, e Alemanha a montagem do pack final, de acordo com o estudo. Isso se deve à proximidade da RDC com matérias-primas catódicas e forte dependência de usinas hidrelétricas. Embora haja notáveis fabricantes de veículos elétricos e celulares hoje, a escala de crescimento esperado nas próximas décadas significa que há uma incerteza inerente sobre quais empresas e países podem vir a dominar essa nova cadeia de valor. Os países africanos podem desempenhar um papel importante na cadeia de abastecimento da bateria de íon-lítio, tirando proveito de seus abundantes recursos naturais e investindo mais na cadeia de valor, sugere o estudo. (Green Car Congress – .11.2021)

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Outros Artigos e Estudos

1 IHS Markit: Produção global de veículos leves e seu impacto na implantação de tecnologia

A IHS Markit, publicou recentemente um artigo de Brian Rhodes, gerente de pesquisa e análise da IHS Markit, Jeremy Carlson, analista da IHS Markit, Matteo Fini, vice-presidente da IHS Markit e Sascha Klapper, também analista da IHS Markit, tratando da conjuntura da produção global de veículos leves e o significado disso para a implantação de tecnologia de OEMs. O artigo trata da última revisão de setembro da previsão de produção global de veículos leves após a questão da escassez de semicondutores, destacando os ajustes de recursos e tecnologias que foram afetados e a extensão do impacto na cadeia global de produção de VEs. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

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2 Americanas expande operação de VEs

A Americanas incorporou neste mês de novembro 100 veículos utilitários elétricos para expandir sua frota logística ecoeficiente para mais cinco estados e Distrito Federal. Agora, além das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que já contavam com esses veículos para a modalidade last mile (entrega que leva o produto para casa do cliente), outras seis passam a ter o serviço. São as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Gravataí (RS), Fortaleza (CE) e Recife (PE). A entrega dos 100 novos utilitários faz parte dos objetivos traçados pela companhia de ter, até o final de 2021, um total de 500 veículos na composição da frota ecoeficiente. Os utilitários são 100% elétricos e têm capacidade para transportar 650 kg de carga útil. Entre os tipos de veículos que compõe a frota estão as bicicletas elétricas e convencionais, tuk-tuks e automóveis. Além disso, a empresa anunciou que pretende utilizar 100% de energia renovável em suas até 2030. De acordo com a empresa, a parte de logística é uma das iniciativas na frente ambiental de ESG da Americanas. A companhia também reafirmou que tem o compromisso de neutralizar as emissões de carbono e se tornar NetZero até o ano de 2025. Com foco em alertar e informar o cliente final a favor do consumo sustentável, a Americanas lançou a plataforma Americanas + Clima. A página especial já está disponível no app e no site da Americanas e conta com mais de mil produtos registrados. Segundo a empresa, a ferramenta foi criada para ajudar os clientes a encontrarem produtos que tenham certificações confiáveis e de fato contribuam para a redução dos impactos ao meio ambiente. (Mercado & Consumo – 23.11.2021)

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3 BofA: IPOs em setor de VEs podem captar US$ 100 bi até 2023

A iniciativa mundial rumo à eletrificação leva a uma onda de ofertas públicas iniciais no mercado de veículos elétricos que podem levantar cerca de US$ 100 bilhões nos três anos até o fim de 2023, segundo o Bank of America (BofA). Os crescentes investimentos no setor, que incluem baterias a estações de recarga de veículos, devem incentivar cisões de unidades e IPOs, disse Patrick Steinemann, codiretor do Global Mobility Group Investment Banking do Bank of America. “Já estamos em uma onda que terá até US$ 100 bilhões em receitas de IPO sendo levantadas no espaço da eletrificação, em toda a cadeia de valor de VEs, baterias e recarga”, disse Steinemann em entrevista. O maior IPO de 2021 até o momento ocorreu justamente nesse setor: a fabricante de caminhões elétricos Rivian Automotive captou US$ 13,7 bilhões em listagem nos Estados Unidos no início do mês, e ação já acumula alta de 47% em relação ao preço de oferta. (Money Times – 25.11.2021)

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4 EUA: Locadoras aumentam esforços para adicionar VEs a sua frota

Os clientes das locadoras de veículos logo poderão ver mais opções de VEs nos aeroportos e outros lugares onde desejam reservar uma viagem nos EUA. A indústria de aluguel de automóveis, há muito tempo um grande comprador de novos modelos no setor automotivo, está intensificando os esforços para adicionar mais veículos movidos a bateria às frotas. Duas das maiores locadoras de veículos - Hertz Global Holdings e Avis Budget Group - revelaram recentemente planos para expandir suas ofertas de elétricos à medida que a indústria automotiva lança mais opções para motoristas que procuram evitar a gasolina. A Enterprise Holdings, empresa privada que possui marcas como National e Alamo, também disse que está procurando adicionar mais carros elétricos, especialmente para clientes que estão alugando ou arrendando frotas de veículos pequenos. (UOL – 27.11.2021)

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5 IONITY/Blackrock: Investimento para a expansão de carregadores rápidos na Europa

A rede europeia de carregamento IONITY anunciou um grande investimento de 700 milhões de euros para expandir seu número de carregadores rápidos em todo o continente. A joint venture entre várias montadoras importantes mais do que quadruplicará sua pegada atual de 1.500 carregadores rápidos para 7.000 em 2025. De acordo com a BlackRock, sua plataforma Global Renewable Power investiu em mais de 300 produtos globais, abrangendo desde a energia eólica onshore e offshore até a tecnologia solar fotovoltaica. Anteriormente, o IONITY cobrava uma taxa fixa de 8 euros para qualquer sessão de carregamento com seus carregadores rápidos. No entanto, no início de 2020, a rede começou a fazer a transição para um sistema pay-per-kWh e um aumento de preço em torno de 500%. Apesar das mudanças em seus preços e políticas de assinatura com as montadoras parceiras, a rede de carregadores rápidos da IONITY atingiu 1.500 postos em 24 países europeus até o momento. Com seu último anúncio, a rede de carregamento está investindo muito dinheiro para multiplicar sua presença até 2025. (Electrek – 24.11.2021)

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6 Eni: Expansão da rede de recarga até 2030

A empresa italiana de energia Eni anunciou sua intenção de expandir sua rede de carregamento de VEs para mais de 31.000 pontos de carregamento na Europa até 2030. Uma meta provisória de 27.000 carregadores também foi mencionada para 2025. Conforme a própria Eni anunciou no Dia do Mercado de Capitais, a meta provisória para a expansão da infraestrutura de carregamento é de mais de 27.000 pontos de carregamento até 2025. Isso aceleraria significativamente a expansão na primeira metade da década: de acordo com a Eni, a empresa atualmente opera em torno de 6.500 pontos de carregamento na Itália, quase 5.200 dos quais foram adicionados por meio da aquisição da Be Power. Em outras palavras, mais de 20.500 pontos de carregamento teriam de ser adicionados aos 6.500 em quatro anos para atingir a meta provisória de 2025. Nos cinco anos seguintes, de acordo com o anúncio, mais de 4.000 pontos de carregamento serão adicionados - não por ano, mas no total. (Electrive – 24.11.2021)

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7 Juniper: Novo estudo realiza projeções acerca do volume global de sessões de carregamento de VEs em 2026

Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o volume global de sessões de carregamento de VE, onde uma bateria de VEs é carregada usando um ponto de carregamento, excederá 1,5 bilhão por ano em 2026, de apenas 200 milhões em 2021. Esta taxa de crescimento notável de mais de 665% nos próximos cinco anos será impulsionada por maiores incentivos do governo para veículos elétricos, bem como disponibilidade de serviço de carregamento mais ampla. A pesquisa identificou incentivos para propriedade de VE como tendo aumentado significativamente a aceitação na Europa, com pacotes de incentivos coordenados necessários na América do Norte para estimular o crescimento. A nova pesquisa, “Carregamento de VE: principais oportunidades, desafios e previsões de mercado 2021-2026”, descobriu que o carregamento doméstico diminuirá ligeiramente, sendo responsável por mais de 70% de todas as sessões de carregamento de VE em 2026, em comparação com pouco mais de 80% em 2021. No entanto, o relatório descobriu que esse domínio não se traduz diretamente em receita de hardware para fornecedores de pontos de carregamento, com estações de carregamento públicas sendo responsáveis por 56% da receita de hardware de ponto de carregamento globalmente em 2026. Embora o carregamento de VEs em casa permaneça em grande parte dominante, as implementações de carregamento público serão um grande foco no futuro, e sua instalação será crítica para permitir que os usuários que não têm estacionamento off-road se juntem à revolução da mobilidade elétrica, afirma o estudo. (Green Car Congress – 23.11.2021)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e Luiza Masseno
Pesquisadores: João Pedro Gomes, Leonardo Gonçalves e Vinicius José da Costa
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

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