l

IFE: nº 01 - 24 de março de 2020
http://gesel.ie.ufrj.br/
gesel@gesel.ie.ufrj.br
lEditor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Regulatórias
1
O futuro dos carros elétricos na Índia: ações e políticas do governo

Inovação e Tecnologia
1 DAF começa a testar caminhão híbrido no continente europeu
2 Hyundai aumenta autonomia do Kauai elétrico
3 BMW: nova tecnologia e programa de prêmios para modelos híbridos plug-in
4 Carregador elétrico por indução da BMW recebe prêmio nos EUA
5 BMW i4 Concept estreia a nova sonoridade da marca
6 CEVT e Momentum Dynamics demonstram carregamento sem fio com estacionamento autônomo

Indústria Automobilística
1 Presidente honorário da VDI alerta para a necessidade de se repensar o foco da indústria automotiva brasileira
2 Volkswagen interrompe desenvolvimento de carros a GNV e prioriza eletrificação
3 Audi planeja instalar 200 postos de recarga no Brasil

4 Indústria de veículos elétricos da Tailândia cresce rapidamente

5 Tesla recebe grande ajuda da China para reiniciar nova fábrica em Xangai

6 Avanço do coronavírus não fará Tesla paralisar fábrica na Califórnia

7 Volkswagen busca descarbonização completa até 2050

8 BMW Group: expansão de sua frota elétrica e o aumento de investimentos em P&D
9 Um dos próximos BMW Série 7 será 100% elétrico
10 Kia lança primeiro Sorento Hybrid, com uma variante Plug-in Hybrid no final de 2020

11 Volkswagen Commercial Vehicles divulga e-BULLI: T1 elétrico

Meio Ambiente
1 Risco Climático na Índia: mais um impulso em direção à eletrificação dos transportes

Artigos e Estudos
1 Global EV Outlook 2019: Infraestrutura de carregamento para veículos comerciais leves
2 The New York Times: Startups buscam concorrência com a Tesla


 

 

 

 

Políticas Públicas e Regulatórias

1 O futuro dos carros elétricos na Índia: ações e políticas do governo

O foco da Índia na mobilidade elétrica definitivamente está presente no atual governo, mas o National Electric Mobility Mission Plan (NEMMP) 2020 foi realmente apresentado em 2013 sob o governo anterior liderado pelo Congresso. Desde então, o país realiza esforços com o objetivo de se transformar em uma nação EV. Enquanto o impulso inicial foi visto no sentido de tornar veículos de duas e três rodas elétricas, a maior necessidade é de transporte público elétrico e carros elétricos. Apesar dos desafios existentes, os principais fabricantes de automóveis agora estão olhando com grandes expectativas para este setor. (INC42 - 24.12.2019)

<topo>

 

 

 

Inovação e Tecnologia

1 DAF começa a testar caminhão híbrido no continente europeu

A DAF Caminhões deu início aos testes práticos com seu modelo híbrido, o CF Hybrid, que conta com motor a diesel de 10,8 litros, capaz de entregar 450 cv, combinado a um elétrico de 100 cv e uma bateria de 85 kWh recarregada pelo motor a diesel, que atua como um alternador. A responsável pela avaliação é a transportadora holandesa Peter Appel, que está utilizando duas unidades do veículo para abastecer supermercados em cidades da região central dos Países Baixos. (Automotive Business – 16.03.2020)

<topo>

2 Hyundai aumenta autonomia do Kauai elétrico

A Hyundai anunciou melhorias ao seu modelo premiado Kauai Electric com a autonomia do seu popular SUV compacto 100% elétrico a aumentar 8% ou 35 km, devido à introdução de novos pneus, Michelin Primacy 4, que têm a vantagem de diminuírem o atrito em andamento, contribuindo para uma redução do consumo de energia sem comprometer a manobrabilidade. O Kauai Electric recebeu uma série de melhorias no final de 2019 e contempla, agora, um carregador a bordo trifásico com 10.5 kW. Com a procura crescente de veículos com 0% de emissões, a Hyundai está a triplicar, este ano, a disponibilidade do Kauai Electric para clientes na Europa. (Automonitor – 17.03.2020)

<topo>

3 BMW: nova tecnologia e programa de prêmios para modelos híbridos plug-in

O BMW eDrive Zones, que agora está disponível em vários modelos híbridos plug-in da BMW, acionam uma mudança automática para o modo de operação totalmente elétrico assim que o veículo entra em uma área designada, como uma zona de baixa emissão. Além disso, um programa de fidelidade BMW Points será lançado no final do ano, com o qual os motoristas dos modelos híbridos plug-in da BMW serão recompensados com prêmios atraentes por meio de um sistema de pontos. Cada quilômetro movido a eletricidade conta e, dentro de uma zona eDrive, é possível coletar o dobro do número de pontos. (Green Car Congress – 18.03.2020)

<topo>

4 Carregador elétrico por indução da BMW recebe prêmio nos EUA

A BMW recebeu o prêmio de Tecnologia do Ano da publicação americana Green Car Journal, por seu programa piloto de carregamento elétrico por indução para o modelo 530e. O programa consiste na locação por 36 meses do BMW 530e especialmente equipado, além de incluir a instalação residencial do equipamento de carregamento indutivo. Os componentes de carregamento indutivo geram um campo magnético, que permite a transferência segura de energia com uma taxa de eficiência em torno de 85%. O sistema possui uma carga de 3,2 kW, permitindo que as baterias de alta tensão do veículo sejam totalmente carregadas em cerca de três horas e meia. (Notícias do dia – 19.03.2020)

<topo>

5 BMW i4 Concept estreia a nova sonoridade da marca

O mais recente concept da BMW, o i4, “apresentado” no cancelado Salão de Genebra como um rival do Tesla Model 3, é o primeiro carro a estrear a nova sonoridade dos futuros carros elétricos da marca. A BMW decidiu desenvolver toda uma nova sonoridade para a sua futura gama elétrica. A marca alemã, revela que os conjuntos sonoros irão focar-se no prazer de condução, existindo sons concretos para o arranque do motor, tal como para a sua desativação, e ainda para os diferentes modos de condução. Relembramos que o i4 será um elétrico com 530 cv, alimentados por baterias de iões de lítio de 80 KWh. (Turbo – 19.03.2020)

<topo>

6 CEVT e Momentum Dynamics demonstram carregamento sem fio com estacionamento autônomo

A Momentum Dynamics Corporation e a CEVT demonstraram carregamento sem fio de alta potência em um veículo de passageiros com estacionamento autônomo, o que mostra a viabilidade de carregar veículos elétricos automaticamente sem a necessidade de atendimento humano. A próxima fase do desenvolvimento é avançar essa tecnologia para outros tipos de veículos e casos de uso, incluindo frotas, garagens, pátios e outros locais de cobrança pública. (Green Car Congress – 19.03.2020)

<topo>

 

 

 

Indústria Automobilística

1 Presidente honorário da VDI alerta para a necessidade de se repensar o foco da indústria automotiva brasileira

Wilson Bricio, consultor e presidente honorário da VDI (Associação da Engenharia Brasil-Alemanha), acredita que se a indústria automotiva brasileira continuar no mesmo caminho, em 10 anos não valerá nada. Destacou, assim, a necessidade de se tirar um pouco o foco da busca por produtividade com tecnologias antigas e buscar espaço dentro da nova mobilidade, enfatizando que o futuro será o carro elétrico. (Automotive Business – 12.03.2020)

<topo>

2 Volkswagen interrompe desenvolvimento de carros a GNV e prioriza eletrificação

O Grupo Volkswagen interrompeu o desenvolvimento de carros novos movidos a gás natural comprimido. O CEO Herbert Diess disse recentemente aos altos executivos que o trem de força seria interrompido para que a montadora tivesse mais a gastar em sua eletrificação, de acordo com o jornal alemão Handlesblatt. A VW se comprometeu a gastar quase US $ 50 bilhões de dólares em veículos elétricos, mais do que qualquer outro fabricante de automóveis. O resultado desse investimento será de pelo menos 70 carros elétricos. (Automotive News Europe – 12.03.2020)

<topo>

3 Audi planeja instalar 200 postos de recarga no Brasil

A Audi planeja investir R$ 10 milhões em infraestrutura para recarga de elétricos no Brasil para a chegada no país do Audi e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca. O consumidor contará com as 200 estações da Audi instaladas em locais como shoppings, academias, clubes e restaurantes, espalhados pelo país. Os 200 carregadores serão do tipo AC, com 22Kw, e os pontos serão equipados com o plug tipo 2, de padrão europeu e compatível com qualquer veículo de mesmo tipo. O projeto é uma parceria com a geradora francesa de energia elétrica Engie e a instalação dos carregadores deve ser concluída até 2022. (Globo – 18.03.2020)

<topo>

4 Indústria de veículos elétricos da Tailândia cresce rapidamente

De acordo com a Associação de Veículos Elétricos da Tailândia, o número de empresas que fazem parte da indústria de veículos elétricos da Tailândia aumentou significativamente desde 2015, de 76 para 420 em 2019. A produção de baterias para veículos elétricos está crescendo no país, com fábricas operadas pela SAIC, Honda, Toyota e uma unidade de produção Mercedes recentemente anunciada. A Tailândia é o maior produtor de veículos na ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), grupo que conta com mais de 645 milhões de consumidores. (Green Car Congress – 18.03.2020)

<topo>

5 Tesla recebe grande ajuda da China para reiniciar nova fábrica em Xangai

Depois do surto de coronavírus, o governo da China ajudou a Tesla a garantir os suprimentos procurados que lhe permitiram reabrir em um momento em que muitos de seus concorrentes ainda estavam fechados. A montadora recebeu 10.000 máscaras, desinfetantes que exigem permissão do governo, termômetros e outros materiais que permitiram à empresa reiniciar uma nova fábrica perto de Xangai no primeiro dia útil após o prolongado intervalo. (Automotive News Europe – 18.03.2020)

<topo>

6 Avanço do coronavírus não fará Tesla paralisar fábrica na Califórnia

Apesar de a área de São Francisco ter entrado em um esquema de paralisação por três semanas para conter a disseminação do covid-19, Tesla manterá as operações de sua fábrica em Fremont, na Califórnia. O condado de Alameda, onde fica a companhia, declarou a Tesla como um “negócio essencial”. Com isso, a planta pode funcionar durante a paralisação. (Estado de São Paulo – 18.03.2020)

<topo>

7 Volkswagen busca descarbonização completa até 2050

Em sua conferência de imprensa anual, a marca Volkswagen Passenger Cars disse que está prestes a entrar na era elétrica. Até 2022, a marca oferecerá carros elétricos baseados na plataforma MEB em todos os principais segmentos de veículos. Até 2025, pelo menos 1,5 milhão de carros elétricos deverão ser vendidos por ano. A meta de longo prazo é a descarbonização completa da frota e do Grupo até 2050. (Green Car Congress – 19.03.2020)

<topo>

8 BMW Group: expansão de sua frota elétrica e o aumento de investimentos em P&D

O BMW Group planeja investir mais de € 30 bilhões até 2025 em pesquisa e desenvolvimento para destacar sua posição como líder em inovação, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. O grupo está trabalhando para reduzir as emissões de CO2 de sua nova frota, e já é hoje um fabricante e fornecedor líder de veículos eletrificados. Até o final de 2021, a empresa pretende ter mais de um milhão de veículos com transmissões híbridas totalmente elétricas ou plug-in nas estradas. Nesse estágio, o BMW Group oferecerá cinco veículos de produção em série totalmente elétricos. A próxima geração do BMW Série 7 será um novo marco. O veículo principal da marca BMW deve estar disponível como um híbrido plug-in eletrificado; e, pela primeira vez, como um modelo BEV totalmente elétrico. (Green Car Congress – 19.03.2020)

<topo>

9 Um dos próximos BMW Série 7 será 100% elétrico

Na próxima geração dos modelos Seríes 7 da BMW, um dos carros será 100% elétrico, segundo o presidente do Conselho de Gestão da BMW, Oliver Zipse. São esperados quatro veículos, um movido a gasolina, outro a diesel, um terceiro será híbrido “plug-in” e o quarto será completamente elétrico. Zipse adiantou ainda que o modelo elétrico será o mais poderoso do lote. (Notícias ao Minuto – 19.03.2020)

<topo>

10 Kia lança primeiro Sorento Hybrid, com uma variante Plug-in Hybrid no final de 2020

Em Frankfurt, a Kia apresentou o novo Sorento, a quarta geração de seu SUV de tamanho médio, incluindo pela primeira vez uma opção híbrida. O novo Sorento é o primeiro veículo a ser baseado na nova geração da plataforma SUV de médio porte da Kia. O Sorento Hybrid é alimentado por um novo trem de força eletrificado Smartstream, com uma bateria de polímero de íons de lítio de 1,49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW. O trem de força produz 230 ps e 350 N·m de torque. A embalagem inteligente da nova plataforma do Sorento significa que a bateria pode ser localizada embaixo do piso, com impacto mínimo na cabine ou no espaço para bagagem. O novo Sorento também estará disponível como uma variante Plug-in Hybrid no final de 2020. (Green Car Congress – 19.03.2020)

<topo>

11 Volkswagen Commercial Vehicles divulga e-BULLI: T1 elétrico

A Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV) apresentou o e-BULLI, veículo baseado em um ônibus Samba T1 produzido em 1966. O motor boxer de quatro cilindros de 32 kW (44 PS) cedeu no e-BULLI a um silencioso motor elétrico Volkswagen, que fornece 61 kW (83 PS). Somente a comparação da potência dos motores torna muito evidente que o veículo possui características de tração completamente novas, pois o motor elétrico é quase duas vezes mais potente que o boxeador. Com torque máximo de 212 N·m, o novo inversor fornece mais que o dobro da força do motor T1 original de 1966 (102 N·m). (Green Car Congress – 20.03.2020)

<topo>

 

 

 

Meio Ambiente

1 Risco Climático na Índia: mais um impulso em direção à eletrificação dos transportes

Em dezembro de 2019, no Climate Risk Index 2020, divulgado pelo grupo de pesquisa em meio ambiente Germanwatch, a classificação da Índia piorou do 14º lugar em 2017 para o 5º em 2018 na escala global de vulnerabilidades. Isso se torna mais uma razão para a Índia tornar carros e veículos elétricos uma prioridade na luta contra a dependência de combustíveis fósseis. (INC42 - 24.12.2019)

<topo>

 

 

 

Artigos e Estudos

1 Global EV Outlook 2019: Infraestrutura de carregamento para veículos comerciais leves

O número de pontos de carregamento em todo o mundo para veículos comerciais leves foi estimado em 5,2 milhões em 2018, um aumento de 44% em relação a 2017. A maior parte desse aumento ocorreu em pontos de cobrança privados, representando mais de 90% dos 1,6 milhão de instalações em 2018. Tal fato decorre de que, em todos os países, exceto China e Japão, cada carro elétrico é acoplado a um carregador privado, em casa ou no local de trabalho. Em relação aos carregadores acessíveis ao público, o número mundial atingiu 539.000 unidades em 2018, com a China responsável pela metade desse número, o que representou um aumento de 24% em relação aos níveis globais de 2017, taxa de crescimento menor que a dos anos anteriores (30% em 2017, 80% em 2016). (IEA – 2019)

<topo>

2 The New York Times: Startups buscam concorrência com a Tesla

A Tesla no ano passado entregou cerca de 367 mil veículos, e pretende aumentar a produção para 500 mil, em 2020, além de ser a empresa referência de inovação tecnológica de veículos elétricos. No entanto, de acordo com uma reportagem do The New York Times existem uma série de startups trabalhando para consolidar uma concorrência acirrada com a Tesla. Dentre estas startups, destacam-se: Byton, NIO, Faraday Future, Lucid, Piëch, Canoo e Rivian. (Olhar Digital – 04.03.2020)

<topo>


Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Diogo Salles e Fabiano Lacombe
Pesquisadores: Lara Moscon e Luiza Masseno
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico, vinculada ao NUCA do Instituto de Economia da UFRJ.

Para contato: ifes@race.nuca.ie.ufrj.br

 

 

 

 

 

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SIGILO
Respeitamos sua privacidade. Caso você não deseje mais receber nossos e-mails,  Clique aqui e envie-nos uma mensagem solicitando o descadastrado do seu e-mail de nosso mailing.


Copyright UFRJ