l

IFE: nº 4.851 - 20 de agosto de 2019
http://gesel.ie.ufrj.br/
gesel@gesel.ie.ufrj.br
lEditor:Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Regulação e Reestruturação do Setor
1
Brasil e Paraguai retomam negociações sobre energia de Itaipu
2 Paraguai dá início a CPI sobre acordo de Itaipu
3 Aneel: normas sobre outorgas de geração serão consolidadas em duas resoluções
4 PL permite venda de excedente elétrico de microgeração distribuída
5 Comissão debate tarifas de energia da região Norte
6 III Workshop de Iluminação a LED do Cepel
7 Plano de recuperação de linha de transmissão aprovado
8 Artigo de Joaquim Levy: “Vale a pena a ambição de crescer sem emissões líquidas de CO₂”
9 Artigo sobre futuro do clima e da economia no Brasil e no mundo
10 Artigo de Jerson Kelman: “Energia firme da região Nordeste”
11 Artigo “Novo modelo de comercialização com Mecanismo de Adequação de Suprimento”
12 Entrevista com Guilherme Velho, da Apine: “Acordo sobre GSF pode sair ainda em 2019”

Empresas
1 BNDES e governo do RS assinam contrato de desestatização da CEEE
2 CPFL Energia aprova compra de ações da CPFL Renováveis da State Grid
3 Matrix Energy conclui aquisição da Cinergy Comercializadora
4 Copel obtém incentivos fiscais para PCH no Paraná
5 Celpe promove projeto 'Energia com Cidadania'
6 Investimentos da Energisa aprovados
7 Escola da Neoenergia lança primeira turma feminina

Oferta e Demanda de Energia Elétrica
1 Itaipu ultrapassa produção de 50 milhões MWh
2 Níveis de reservatórios pelo Brasil
3 Municípios de Alagoas ficam sem energia após falha em subestação

Meio Ambiente
1 Ministério da Economia defende precificação do carbono
2 Criação de mercado de carbono é desafio em negociação global
3 Sinop Energia reestruturará parques no entorno de sua UHE
4 Furnas contratará projeto de fotovoltaica

5 Deputado quer ecoeficiência nas escolas

Energias Renováveis
1 Renováveis na pauta da Comissão de Infraestrutura do Senado
2 Crédito no BNB para GD já supera 2018
3 EDP desenvolve usina solar de autoprodução para Globo
4 Liberada operação comercial de aerogerador no RN

Gás e Termelétricas
1 Para Abiogás, novo mercado de gás traz oportunidades ao biometano
2 Sulgás habilita cinco empresas para chamada pública de biometano
3 Braskem e Gerdau recebem autorização para carregamento de gás
4 Novas tecnologias digitais para Óleo&Gás serão temas para encontro de cinco dias no Rio

Economia Brasileira
1 Dívida de 225 mil empregadores com FGTS chega a R$ 32,1 bi
2 Reforma tributária: IVA e cobrança de imposto no destino dominam debate

3 Bens industriais ajudam a manter IPCA abaixo da meta
4 Dólar ontem e hoje

Biblioteca Virtual do SEE
1 LEVY, Joaquim: “Vale a pena a ambição de crescer sem emissões líquidas de CO2”. Valor Econômico. São Paulo, 20 de agosto de 2019.
2 TONI, Ana; APPONI, Andrea, MAIA, Luana; GROSSI, Marina; VOIVODIC, Mauricio; BIDERMAN, Rachel: “O Brasil do futuro”. Valor Econômico. São Paulo, 20 de agosto de 2019.

3 KELMAN, Jerson. KELMAN, Rafael “Energia firme da região Nordeste”. Brasil Energia. Rio de Janeiro. 16 de agosto de 2019. Opinião.

4 BARRAL, Thiago; REGO, Erik; IVANOSKI, Thiago; SANTOS, Fernanda Gabriela. “Novo modelo de comercialização com Mecanismo de Adequação de Suprimento”. Agência CanalEnergia. Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2019.
5 MONTENEGRO, Sueli. “Entrevista com Guilherme Velho, da Apine: Acordo sobre GSF pode sair ainda em 2019”. Agência CanalEnergia. Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2019.


 

 

Regulação e Reestruturação do Setor

1 Brasil e Paraguai retomam negociações sobre energia de Itaipu

Brasil e Paraguai retomam na terça-feira, 20, as negociações sobre a utilização de energia na Usina de Itaipu, quase três semanas depois que o acordo anterior, assinado em maio, foi suspenso em consequência de uma crise política no país vizinho. As negociações ocorrerão em Brasília, entre a Ande, a estatal de energia paraguaia e a Eletrobrás. Ao diário paraguaio ABC Color, o novo presidente da Ande, Luis Villordo, prometeu transparência. Segundo ele, os detalhes das negociações serão publicados no site da Ande. (O Estado de São Paulo – 19.08.2019)

<topo>

2 Paraguai dá início a CPI sobre acordo de Itaipu

Uma comissão do Congresso do Paraguai começou nesta segunda-feira, 19, a interrogar os envolvidos no acordo com o Brasil para a compra de energia de Itaipu, caso que pode provocar o impeachment do presidente Mario Abdo Benítez. Segundo o presidente da Comissão Bicameral de Investigação, Eusebio Ramón Ayala, do Partido Liberal Radical Autêntico (PRLA), os integrantes do grupo já reuniram informações divulgadas pela imprensa e outras baseadas em documentos relativos às negociações. (O Estado de São Paulo – 20.08.2019)

<topo>

3 Aneel: normas sobre outorgas de geração serão consolidadas em duas resoluções

A Aneel decidiu consolidar em duas resoluções uma série de normas relacionadas à outorga de empreendimentos de geração, que seriam reunidas inicialmente em uma única resolução. A primeira vai reunir todas as regras relacionadas a usinas hidráulicas e a segunda aos empreendimentos de fontes eólica, fotovoltaica, térmica e outras fontes alternativas. A agência reguladora esclareceu que não serão feitas alterações de conteúdo dessas normas, mas apenas adequações de redação e simplificações. Com isso reabre novo prazo para contribuições, que vai até 29 de setembro. (Agência CanalEnergia – 19.08.2019)

<topo>

4 PL permite venda de excedente elétrico de microgeração distribuída

A deputada Iracema Portella (PP/PI) protocolou uma proposta para permitir a comercialização de energia elétrica excedente proveniente de micro e minigeração distribuídas. O PL 4530/2019 prevê que consumidores com geração de até 5 MW conectados na rede de distribuição poderão escolher livremente o fornecedor com quem contratarão sua compra de energia. “A energia excedente injetada na rede elétrica é imediatamente consumida por outros consumidores e, portanto, faturada. Não é correta a perda dos créditos de energia”, afirma a deputada. (Agência Epbr – 19.08.2019)

<topo>

5 Comissão debate tarifas de energia da região Norte

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realiza audiência pública nesta tarde para analisar as tarifas de energia elétrica aplicadas na região Norte e o programa Luz para Todos. De acordo com o requerimento para a realização do debate, somam-se aos altos custos das tarifas para a região as cobranças por recuperação de receita quando identificado consumo não apurado. Os deputados questionam o fato de a concessionária poder multiplicar o suposto consumo mensal desviado por até 36 vezes, além de outras questões relacionadas aos métodos de inspeção da concessionária. (Agência Câmara – 20.08.2019)

<topo>

6 III Workshop de Iluminação a LED do Cepel

O Cepel realizará, nos dias 29 e 30 de outubro, na Unidade Fundão do Centro, o III Workshop de Iluminação a LED. Com a presença de especialistas em diversas áreas, serão abordados temas como realidade e tendências na iluminação, iluminação pública, iluminação eficiente, certificação Inmetro, Selo Procel, compatibilidade eletromagnética e estudos de mercado. Para mais informações, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 20.08.2019)

<topo>

7 Plano de recuperação de linha de transmissão aprovado

A Aneel aprovou o Plano de Recuperação da Linha de Transmissão 230 kV São Luís II – São Luís III – C2, outorgada à Transmissora Delmiro Gouveia (TDG). A agência também suspendeu o processo de caducidade do Contrato de Concessão nº 004/2010-ANEEL, condicionada à conclusão da operação de transferência do controle societário da TDG para a Chesf, no prazo definido no Despacho nº 1.657, de 7 de junho de 2019. (Brasil Energia - 20.08.2019)

<topo>

8 Artigo de Joaquim Levy: “Vale a pena a ambição de crescer sem emissões líquidas de CO₂”

Em artigo publicado no Valor Econômico, Joaquim Levy trata de como as emissões liquidas irão ajudar a melhorar os investimentos. Segundo o autor “A queda do investimento tem sido o principal fator para a fraqueza do nosso Produto Interno Bruto (PIB), e sua retomada é o caminho para termos mais empregos e tranquilidade social.”. Ele conclui que “é um excelente princípio organizador dos nossos investimentos, ajudando a se fazerem escolhas eficientes e evitando elefantes brancos. Com a vantagem de que a queda das taxas de juros no Brasil e no exterior torna esses investimentos cada vez mais atraentes.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 20.08.2019)


<topo>

9 Artigo sobre futuro do clima e da economia no Brasil e no mundo

Em artigo publicado no Valor Econômico, Ana Toni, Andrea Apponi, Luana Maia, Marina Grossi, Mauricio Voivodic, Rachel Biderman tratam do futuro do clima e da economia no Brasil e no mundo. Segundo os autores “a discussão extrapola questões ambientais e envolve sobretudo economia e qualidade de vida. Diversos países e regiões estão aproveitando as vantagens dessa nova economia, como a União Europeia, a China e o Chile, que têm apostado alto em geração de energia limpa e em produtos e serviços de baixo carbono como parte de suas políticas industriais e pautas de exportação.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 20.08.2019)

<topo>

10 Artigo de Jerson Kelman: “Energia firme da região Nordeste”

Em artigo publicado na Editora Brasil Energia, Jerson Kelman, professor da COPPE-UFRJ, e Rafael Kelman, sócio-diretor da PSR, tratam do cenário energético da região Nordeste. Segundo os autores, “o Setor Elétrico deveria desconsiderar as afluências das décadas iniciais da série histórica às usinas da bacia do rio São Francisco”. Eles concluem que “uma redução da garantia física das UHE do Nordeste contribuiria para reduzir o desequilíbrio entre a produção hidrelétrica total do Brasil e os contratos de venda de energia”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 20.08.2019)

<topo>

11 Artigo “Novo modelo de comercialização com Mecanismo de Adequação de Suprimento”

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Thiago Barral, Erik Rego, Thiago Ivanoski e Fernanda Gabriela Santos, membros da EPE, tratam do novo modelo de comercialização de energia elétrica e como os nuances do setor podem afetar o consumidor. Segundo eles, “A evolução tecnológica das fontes eólica e fotovoltaica, com consequente redução do custo final, as dificuldades de licenciamento socioambiental e de expansão das hidrelétricas (especialmente as com reservatório de regularização), além das preferências do consumidor, resultaram na atual matriz de energia elétrica brasileira, que não é a mesma do início do século.”. Concluindo que, “Estamos cientes que não se trata de um problema de simples solução e que as respostas a todos detalhes deverão ser elaboradas com a participação de todos os agentes do setor, buscando: sinais econômicos e de preço eficientes, com alocação justa de custos, competição e preparação para o futuro do setor elétrico.” Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 20.08.2019)

<topo>

12 Entrevista com Guilherme Velho, da Apine: “Acordo sobre GSF pode sair ainda em 2019”

Em entrevista publicada pela Agência CanalEnergia, Guilherme Velho, presidente executivo da Associação dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), fala sobre o novo projeto de lei trabalhado no senado pela CCEE e pela Aneel, em que trata da solução para os débitos do risco hidrológico, a PL 3.975/19 (nova numeração do PL 10.985/18). Segundo ele, “a promulgação da lei pelo presidente e a posterior regulamentação pela Aneel, o que consolidará o reconhecimento do direito dos geradores hidrelétricos ao ressarcimento dos custos por fatores não hidrológicos, ensejando a repactuação no ACL e um acordo para encerrar as ações judiciais sobre o assunto, permitindo dessa forma que a liquidação financeira das operações do mercado de curto prazo retorne ao regime de normalidade.” Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 20.08.2019)

<topo>

 

 

Empresas

1 BNDES e governo do RS assinam contrato de desestatização da CEEE

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinaram contrato de estruturação do processo de desestatização da CEEE-D e da CEEE-GT. A iniciativa é o primeiro resultado do acordo de cooperação técnica entre o banco e o estado, firmado em maio deste ano. O BNDES coordenará o projeto de desestatização das empresas durante todas as fases. A previsão é que o relatório de proposta de modelagem e as minutas dos documentos necessários sejam entregues seis meses após o recebimento de informações, solicitadas pelo banco, do governo estadual. A expectativa é que o leilão seja lançado em meados de 2020. (Brasil Energia – 19.08.2019)

<topo>

2 CPFL Energia aprova compra de ações da CPFL Renováveis da State Grid

O conselho de administração da CPFL Energia aprovou, em reunião realizada em 8 de agosto, a compra das ações da CPFL Renováveis detidas pela chinesa State Grid. A informação consta em ata do encontro publicada nesta segunda-feira na CVM. No fim de maio, a companhia informou que assinou um memorando de entendimento vinculante com a State Grid, que é sua controladora, para a compra da fatia da Renováveis. A operação terá a finalidade de criar sinergias entre a CPFL Energia e a Renováveis, uma vez que as operações desta última serão integradas pela primeira. O grupo chinês aceitou vender as ações por R$ 16,85 por papel. A CPFL vai usar recursos da sua oferta subsequente de ações, que ficou conhecida como “re-IPO”, para pagar a aquisição. (Valor Econômico – 19.08.2019)

<topo>

3 Matrix Energy conclui aquisição da Cinergy Comercializadora

A Matrix Energy Participações, controladora da Matrix Comercializadora, concluiu na última quarta-feira, 14 de agosto, a aquisição de 100% das quotas do capital social da Cinergy Comercializadora da Energia, informou comunicado da Matrix Energy & DXT International divulgado nesta segunda-feira, 19. Com a aquisição, a Matrix Energy passa a ser responsável pelas operações da Cinergy. (Agência CanalEnergia – 19.08.2019)

<topo>

4 Copel obtém incentivos fiscais para PCH no Paraná

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME enquadrou a pequena central hidrelétrica Dois Saltos junto ao Regime Especial para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). O Reidi prevê a isenção de PIS/PASEP e Confins na aquisição de bens e serviços para empreendimentos de infraestrutura. A PCH contará com duas turbinas de 15 MW e pertence a um consórcio formado entre a Santa Clara Indústria de Pasta e Papel Ltda. e a Copel Geração, com cronograma de execução indo de novembro do ano passado até o mesmo mês de 2020. A obra acontece no Rio dos Patos, na altura de Prudentópolis, no Paraná, e irá angariar cerca de R$ 138,3 milhões em investimentos. (Agência CanalEnergia – 20.08.2019)

<topo>

5 Celpe promove projeto 'Energia com Cidadania'

Os moradores da cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, estão recebendo as ações do Projeto Energia com Cidadania. Promovida pela Celpe, a ação promove a troca de lâmpadas LED, orientações sobre consumo eficiente de energia e atendimentos comerciais da concessionária. Uma equipe da Companhia também ficará disponível para realizar os atendimentos comerciais da Celpe no local. Lá, os consumidores terão acesso aos serviços de negociação de dívidas, inscrição na Tarifa Social de Energia e segunda via de boletos. Serão realizadas, ainda, palestras sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica e benefícios da Tarifa Social de Energia Elétrica. O projeto será realizado até a próxima sexta-feira (23). (G1 – 19.08.2019)

<topo>

6 Investimentos da Energisa aprovados

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME aprovou, como prioritários, os projetos de investimento em infraestrutura de distribuição de energia elétrica (2018 a 2020) da Energisa Nova Friburgo, da Energisa Sergipe e da Energisa Mato Grosso. Os projetos compreendem a expansão, renovação ou melhoria da infraestrutura de distribuição de energia elétrica, não incluídos os investimentos em obras do Programa “Luz para Todos” ou com participação financeira de terceiros, constantes do Plano de Desenvolvimento da Distribuição – PDD de referência, apresentado à Aneel no Ano Base (A) de 2019. (Brasil Energia - 20.08.2019)

<topo>

7 Escola da Neoenergia lança primeira turma feminina

A Coelba, subsidiária da Neoenergia na Bahia, lançou a primeira turma da Escola de Eletricistas voltada exclusivamente para o público feminino. O projeto, gratuito, foi lançado nesta segunda-feira, 19 de agosto. A iniciativa é inédita para a região Nordeste e está sendo promovida em parceria com o Senai da Bahia, na capital Salvador e no interior do estado, e será expandida para as outras distribuidoras da Neoenergia. Serão abertas um total de 100 vagas exclusivamente para mulheres. (Agência CanalEnergia – 19.08.2019)

<topo>

 

 

Oferta e Demanda de Energia Elétrica

1 Itaipu ultrapassa produção de 50 milhões MWh

Após bater os recordes de produtividade e eficiência mensal em julho, a usina de Itaipu ultrapassou no sábado, 17 de agosto, a marca dos 50 milhões MWh acumulados no ano, volume que nenhuma outra geradora de energia no Brasil conseguirá atingir neste ano. O valor é bastante significativo dentro dos 35 anos de operação da hidrelétrica, na medida em que o cenário hídrico nacional tem passado por um momento nada favorável em relação a produção de energia. (Agência CanalEnergia – 19.08.2019)

<topo>

2 Níveis de reservatórios pelo Brasil

Pela terceira semana consecutiva, todos reservatórios do país apresentaram queda em suas capacidades de armazenamento em relação ao dia anterior. A região Norte registrou redução de 0,2% e opera a 69,5%, segundo as informações da operação do último domingo, 18 de agosto, aferido pelo ONS. A energia armazenada aparece com 10.461 MW mês e a ENA foi para 81% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 95,37%. Os reservatórios do Nordeste contaram com recuo de 0,1% nos níveis, que admitem 50,5%. A ENA caiu para 48% e a armazenada indica 26.174 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho opera a 42,15%. O subsistema Sul teve recuo de 0,1% e trabalha com 63,2% do seu volume útil. A ENA no mês está em 28% da MLT, enquanto a armazenada marca 13.006 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, com capacidades de 59,65% e 60,13%. Já no Sudeste/Centro-Oeste do país a queda foi de 0,2%, fazendo a capacidade de armazenamento diminuir para 42,2%. A energia armazenada mostra 85.775 MW mês e a ENA foi para 84% da MLT. A UHE Furnas trabalha com 45,31% e a usina de Nova Ponte com 43% de sua vazão. (Agência CanalEnergia – 19.08.2019)

<topo>

3 Municípios de Alagoas ficam sem energia após falha em subestação

Alguns municípios do Litoral Norte e região ficaram sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (19). O motivo, segundo informou a Equatorial Energia Alagoas, foi um vazamento de óleo em um transformador da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), na subestação de Rio Largo. Para solucionar o vazamento de óleo no transformador, foi feito o desligamento emergencial da Linha de Transmissão que fornece energia para a região. (G1 – 19.08.2019)

<topo>

 

 

Meio Ambiente

1 Ministério da Economia defende precificação do carbono

A visão do Ministério da Economia é que a precificação de carbono é uma política estratégica que pode trazer muitos benefícios para o Brasil. A afirmação é da coordenadora-Geral de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ministério da Economia, Ana Luiza Champloni, que participou do painel de precificação de carbono no Brasil, produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) durante a Semana Mundial do Clima, organizado pela ONU. “As pessoas não estão interessadas em novos impostos. Hoje, o governo vê o mercado de carbono como uma alternativa mais viável para se precificar o carbono”, disse. O Brasil ainda discute se utilizará a precificação ou a taxação do carbono. (EPBR – 19.08.2019)

<topo>

2 Criação de mercado de carbono é desafio em negociação global

A criação de um mercado de carbono global que permita a participação de empresas garantindo reduções na emissão de gases estufa é o grande desafio das negociações climáticas internacionais em 2019. Contudo, não há consenso nas regras de criação do mecanismo que deve estimular a transação dos créditos de carbono. Não é tarefa trivial. São muitas as dúvidas ao redor da regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris. É o ponto que emperrou a negociação das regras do acordo em dezembro, durante a conferência do clima da Polônia. Ficou como herança para a rodada deste ano, que será no Chile. O Brasil, ainda sob Michel Temer, levou a fama de ter travado o "Livro de Regras" do Acordo de Paris. (Valor Econômico – 20.08.2019)

<topo>

3 Sinop Energia reestruturará parques no entorno de sua UHE

A Sinop Energia vai iniciar as obras de reestruturação do Parque Municipal Terra Nova do Norte, segunda unidade de conservação a ser beneficiada com ações de compensação ambiental, após a assinatura de um termo de compromisso com o órgão ambiental de Mato Grosso e várias prefeituras. O convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente prevê investimentos de R$ 10,3 milhões na realização de obras nas cidades de Sinop, Sorriso, Terra Nova do Norte, Colíder e Cuiabá, todas no entorno da hidrelétrica Sinop. Segundo nota da concessionária, a reestruturação do Parque Municipal de Colíder foi iniciada em maio desse ano e 60% das obras estão concluídos. (Agência CanalEnergia – 19.08.2019)

<topo>

4 Furnas contratará projeto de fotovoltaica

Furnas vai realizar licitação para contratar serviços de engenharia para elaboração de Projeto Básico de Usina Fotovoltaica, localizada na UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho. O edital está disponível, gratuitamente, a partir de hoje no site www.furnas.com.br (opção “Fornecedores / Editais”). As propostas deverão ser entregues até as 14h do dia 11/09/2019. Para saber mais, acesse http://www.in.gov.br/web/dou/-/aviso-de-licitacao-211477136. (Brasil Energia - 20.08.2019)

<topo>

5 Deputado quer ecoeficiência nas escolas

Um projeto de lei quer instituir o Programa de Ecoeficiência nas escolas e universidades da rede pública e privada dentro da Política Nacional de Educação Ambiental. De acordo com o projeto, a educação do Programa deverá abranger a eficiência no uso da energia e da água, além de tratar sobre reciclagem de materiais e a destinação de resíduos. (epbr – 19.08.2019)

<topo>

 

 

Energias Renováveis

1 Renováveis na pauta da Comissão de Infraestrutura do Senado

A Comissão de Infraestrutura do Senado deve analisar nesta terça-feira (20/08) três projetos de lei ligados à geração de energias renováveis. O mais recente deles, PLS 302/2018, de autoria do ex-senador Hélio José, estabelece incentivos à produção de biogases. O relator do projeto, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentou parecer favorável. O projeto inclui geração de energia elétrica em aterros sanitários em linhas de financiamento do poder público. Além disso, permite que possam receber incentivos fiscais da União, do estado ou do município. “É importante incentivarmos a geração de energia através dos resíduos sólidos. No Brasil, apenas 0,07% da nossa energia elétrica vem de aterros que geram biogases”, explicou Bezerra em seu relatório. (Brasil Energia – 19.08.2019)

<topo>

2 Crédito no BNB para GD já supera 2018

O BNB contratou R$ 87,6 milhões, no primeiro semestre de 2019, para projetos de geração distribuída em sua área de atuação – que inclui, além dos estados do nordeste, a região Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O valor já supera o contratado em 2018 para modalidade, que foi de R$ 85,1 milhões. Em 2019, no primeiro semestre, destacaram-se os estados da Bahia, Ceará e Piauí, onde foram contratados, respectivamente, R$ 16,7 milhões (19%), R$ 16,4 milhões (18,7%) e R$ 11,9 milhões (13,5%). As contratações autorizam empréstimos para clientes do banco, mas não significam desembolsos realizados no período, já que os contratantes podem fazer saques parcelados. (Brasil Energia – 19.08.2019)

<topo>

3 EDP desenvolve usina solar de autoprodução para Globo

A EDP Smart desenvolveu uma usina solar no modelo de autoprodução para atender os novos estúdios da Globo no Rio de Janeiro. A planta tem potência instalada de 766 kWp e será capaz de gerar 1.055 MWh/ano. A usina está conectada à subestação de energia pertencente à Globo e interligada na concessionária de energia local. A companhia será a responsável pela operação e manutenção do sistema implementado na Globo por um período de 15 anos, no modelo de aluguel. A EDP também construiu uma usina solar para a Globo em Recife, cuja planta produz cerca de 269 mil kWh por ano. (Brasil Energia – 19.08.2019)

<topo>

4 Liberada operação comercial de aerogerador no RN

A Aneel aprovou a operação comercial de uma turbina de 2,1 MW da central de geração eólica GE Maria Helena, localizada em São Bento do Norte, no Rio Grande do Norte. A usina é de titularidade da empresa Usina de Energia Eólica Maria Helena S.A, controlada pela Copel. (Agência CanalEnergia – 19.08.2019)

<topo>

 

 

Gás e Termelétricas

1 Para Abiogás, novo mercado de gás traz oportunidades ao biometano

O novo mercado de gás também deve trazer boas oportunidades para o biogás nacional. Com um potencial estimado de 125m³/dia de biometano, o presidente da Associação Brasileira de Biogás, Alessandro Gardemann, acredita que a proximidade do local de consumo e a descentralização poderão fazer a diferença. Ter a molécula reajustada pelo IPCA é um outro atrativo para o biogás, segundo o presidente da associação. Isso traz vantagens econômicas, uma vez que outros insumos derivados do petróleo são corrigidos com base no dólar. (Agência CanalEnergia – 19.08.2019)

<topo>

2 Sulgás habilita cinco empresas para chamada pública de biometano

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) habilitou as cinco empresas que fizeram propostas para chamada pública de biometano no estado. A segunda fase do processo deve ser concluída até o final de outubro, quando a distribuidora divulgará as empresas selecionadas para a etapa de negociação. A expectativa é de que a empresa vencedora adquira um volume total de 22 mil m³/dia e distribua para cidades e clientes pontuais, com previsão de início dos trabalhos para 2021. (epbr – 19.08.2019)

<topo>

3 Braskem e Gerdau recebem autorização para carregamento de gás

Cresce a formalização de empresas aptas a atuar no mercado brasileiro de gás natural. A Braskem e a Gerdau, além da Equinor e da Brasoil Manati, estão autorizadas pela ANP para exercer a atividade de carregamento de gás natural. Também nesta segunda (19), as petroleiras BP Energy e Total E&P, além da Golar Power, que atua no mercado de GNL, receberam autorização para comercializar gás natural. (epbr – 19.08.2019)

<topo>

4 Novas tecnologias digitais para Óleo&Gás serão temas para encontro de cinco dias no Rio

Durante cinco dias, mais de 90 representantes nacionais e internacionais do setor de óleo e gás e do ecossistema de inovação debaterão o impacto das tecnologias digitais no futuro dos segmentos de Upstream, Downstream, Gás e Energia e os possíveis desdobramentos em outros setores da economia. O encontro acontecerá na O&G TechWeek, na próxima semana, entre os dias 26 e 30. (Petronotícias – 19.08.2019)

<topo>

 

 

Economia Brasileira

1 Dívida de 225 mil empregadores com FGTS chega a R$ 32,1 bi

Mais de 225 mil empregadores estão inscritos na dívida ativa da União por não terem realizados depósito nas contas do FGTS dos trabalhadores. Segundo dados repassados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), esse débito chegou a R$ 32,1 bilhões em junho, afetando 8 milhões de trabalhadores. A equipe econômica estuda formas para ganhar maior eficiência no recebimento de recursos do FGTS pelos empregadores e também na aplicação dos recursos. O setor de atividades de atendimento hospitalar lidera o ranking dos que mais devem para o FGTS e estão inscritos na dívida ativa (R$ 1,601 bilhões), seguido por administração pública (R$ 1,545 bilhão) e fabricação de açúcar em bruto (R$ 1,122 bilhão). O valor médio da dívida das empresas é de R$ 143 mil. (Valor Econômico – 20.08.2019)

<topo>

2 Reforma tributária: IVA e cobrança de imposto no destino dominam debate

O Senado iniciou, nesta segunda-feira (19), as discussões sobre a PEC para a realização de uma reforma tributária. O texto foi protocolado em julho, baseado no projeto do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, e teve como signatários o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e outros 64 senadores. Segundo o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a matéria poderá estar pronta para deliberação em 45 dias. “Mesmo que não tenhamos ainda resolvido todos os problemas, porque temos que dar audiência à Câmara e aguardar a devolução por parte da Câmara, para que, se for o caso, no primeiro semestre do ano que vem, a gente possa entregar à sociedade brasileira a reformulação do nosso sistema tributário”, afirmou. (Valor Econômico – 19.08.2019)

<topo>

3 Bens industriais ajudam a manter IPCA abaixo da meta

A inflação brasileira está controlada não somente devido à perda de fôlego dos serviços, que têm maior representatividade no IPCA e são acompanhados com lupa por economistas e pelo BC. Nos 12 meses encerrados em julho, as cotações dos bens industriais aumentaram apenas 1,4%, bem abaixo da inflação cheia no período, de 3,22%, e também dos outros grupos de preços livres. Responsáveis por cerca de 22% do IPCA, os produtos industrializados agrupam bens de consumo semiduráveis, como higiene pessoal, artigos de limpeza e vestuário, e também bens duráveis, de maior valor agregado: automóveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, entre outros. A dinâmica inflacionária mais comportada é observada em ambos os segmentos. (Valor Econômico – 20.08.2019)

<topo>

4 Dólar ontem e hoje

O dólar comercial fechou o pregão do dia 19 sendo negociado a R$4,0657, com variação de +1,70% em relação ao início do dia. Hoje (20) começou sendo negociado a R$4,0647 - com variação de -0,02% em relação ao fechamento do dia útil anterior sendo negociado às 12h16 o valor de R$4,0409, variando -0,59% em relação ao início do dia. (Valor Econômico – 19.08.2019 e 20.08.2019)

<topo>

 

 

Biblioteca Virtual do SEE

1 LEVY, Joaquim: “Vale a pena a ambição de crescer sem emissões líquidas de CO2”. Valor Econômico. São Paulo, 20 de agosto de 2019.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

<topo>

2 TONI, Ana; APPONI, Andrea, MAIA, Luana; GROSSI, Marina; VOIVODIC, Mauricio; BIDERMAN, Rachel: “O Brasil do futuro”. Valor Econômico. São Paulo, 20 de agosto de 2019.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

<topo>

3 KELMAN, Jerson. KELMAN, Rafael “Energia firme da região Nordeste”. Brasil Energia. Rio de Janeiro. 16 de agosto de 2019. Opinião.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

<topo>

4 BARRAL, Thiago; REGO, Erik; IVANOSKI, Thiago; SANTOS, Fernanda Gabriela. “Novo modelo de comercialização com Mecanismo de Adequação de Suprimento”. Agência CanalEnergia. Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2019.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

<topo>

5 MONTENEGRO, Sueli. “Entrevista com Guilherme Velho, da Apine: Acordo sobre GSF pode sair ainda em 2019”. Agência CanalEnergia. Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2019.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

<topo>


Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditor: Fabiano Lacombe
Pesquisador: Rubens Rosental
Assistentes de pesquisa: Cinthia Valverde, Mateus Amâncio, Sérgio Silva, Walas Júnior.

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico, vinculada ao NUCA do Instituto de Economia da UFRJ.

Para contato: ifes@race.nuca.ie.ufrj.br

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SIGILO
Respeitamos sua privacidade. Caso você não deseje mais receber nossos e-mails,  Clique aqui e envie-nos uma mensagem solicitando o descadastrado do seu e-mail de nosso mailing.


Copyright UFRJ