sábado, 02 de julho de 2022

Visão 2013

Publicações

  • Abril 2022 Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 6

    O Observatório de Tecnologias Exponenciais visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel das tecnologias exponenciais no processo de transição energética, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas nos setores elétricos nacional e internacional e, por fim, apresentar os novos modelos de negócio e as mudanças comportamentais do consumidor. Com base no Informativo Eletrônico Tecnologias Exponenciais, o Observatório também identifica os desafios e as perspectivas para o setor elétrico na trajetória para uma economia de baixo carbono.

  • Junho 2022 Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 7

    O Observatório de Mobilidade Elétrica do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL–UFRJ) busca, deste modo, contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, através da identificação de melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

  • Maio 2022 Observatório de Hidrogênio Nº 6

    O Observatório de Hidrogênio tem como objetivo central realizar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, embasado pelo Informativo Setorial de Hidrogênio do GESEL. Destaca-se que este Observatório de Hidrogênio apresenta uma série de pontos importantes do mês de janeiro, como insights da cadeia de valor do hidrogênio, enfocando projetos, usos finais, políticas públicas, financiamentos, armazenamento e transporte.

  • Maio 2022 Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 6

    O Observatório de Mobilidade Elétrica do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL–UFRJ) busca, deste modo, contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, através da identificação de melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

  • Abril 2022 Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 5

    O documento visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel das tecnologias exponenciais no processo de transição energética, bem como as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas no setor elétrico nacional e internacional, e, por fim, apresentar os novos modelos de negócio e as mudanças comportamentais do consumidor. Com base no Informativo Eletrônico Tecnologias Exponenciais, o Observatório também identifica os desafios e as perspectivas para o setor elétrico na trajetória para uma economia de baixo carbono.

  • Março 2022 Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 5

    O Observatório de Mobilidade Elétrica do GESEL-UFRJ busca contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, através da identificação de melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

  • Março 2022 Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 4

    O Observatório de Tecnologias Exponenciais visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o seu papel no processo de transição energética, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas no setor elétrico nacional e internacional, bem como apresentar os novos modelos de negócio e as mudanças comportamentais do consumidor. Com base no Informativo Eletrônico Tecnologias Exponenciais, o Observatório também identifica os desafios e as perspectivas para o setor elétrico na trajetória para uma economia de baixo carbono.

  • Março 2022 Observatório de Hidrogênio Nº 5

    O Observatório de Hidrogênio tem como objetivo central realizar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, embasado pelo Informativo Setorial de Hidrogênio do GESEL. Destaca-se que este relatório apresenta uma série de pontos importantes do mês de dezembro, como insights da cadeia de valor do hidrogênio, enfocando projetos, usos finais, políticas públicas, financiamentos, armazenamento e transporte.

  • Março 2022 Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 4

    O Observatório de Mobilidade Elétrica do GESEL-UFRJ busca contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, através da identificação de melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

  • Fevereiro 2022 Observatório de Hidrogênio Nº 4

    O relatório Observatório de Hidrogênio Nº 4 tem como objetivo central apresentar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor. Destaca-se que este Observatório de Hidrogênio apresenta uma série de pontos importantes do mês de dezembro, como o documento Hydrogen Council (McKinsey & Company), bem como uma análise da COP 26 para a cadeia de valor internacional do hidrogênio.

  • Fevereiro 2022 Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 3

    O Observatório de Tecnologias Exponenciais visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o seu papel no processo de transição energética, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas no setor elétrico nacional e internacional, bem como apresentar os novos modelos de negócio e as mudanças comportamentais do consumidor. Com base no Informativo Eletrônico Tecnologias Exponenciais, o Observatório também identifica os desafios e as perspectivas para o setor elétrico na trajetória para uma economia de baixo carbono. Em dezembro, o observatório destaca os principais projetos anunciados durante o último mês e traz uma seção especial sobre a 26° Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), apresentando as discussões mais relevantes do evento.

  • Janeiro 2022 Observatório de Hidrogênio Nº 3

    O texto tem como objetivo central apresentar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, apresentado no Informativo Setorial de Hidrogênio do GESEL, atentando para as principais políticas públicas, diretrizes, projetos, inovações tecnológicas e regulatórias de toda cadeia de valor do hidrogênio. Destaca-se que este Observatório de Hidrogênio apresenta uma série de documentos lançados em Outubro, com destaque para o Global Hydrogen Review e o World Energy Outlook, da International Energy Agency (IEA).

  • Dezembro 2021 Observatório de Hidrogênio Nº 2

    Diante das potencialidades, diversos países estão estimulando o desenvolvimento da economia do hidrogênio (H2), como pode se observar pelo crescente anúncio de políticas públicas e projetos demonstrativos em toda cadeia de valor do hidrogênio Posto isto e considerando a evolução exponencial da economia do hidrogênio, o presente relatório tem como objetivo central apresentar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, apresentado no Informativo Setorial de Hidrogênio do GESEL atentando para as principais políticas públicas, diretrizes projetos, inovações tecnológicas e regulatórias de toda cadeia de valor do hidrogênio Destaca se que este Observatório de Hidrogênio apresenta duas análises relevantes para a economia do hidrogênio, sendo:

    i. O Panorama de desenvolvimento e políticas públicas do setor de transportes com os veículos à células a combustível (FCEVs) e

    ii. Iniciativas relacionadas ao blending de hidrogênio em gasodutos

  • Novembro 2021 Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 3

    O Observatório de Mobilidade Elétrica do GESEL-UFRJ busca contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, através da identificação de melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

  • Novembro de 2021 Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 2

    O Observatório de Tecnologias Exponenciais, contribuindo com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identifica o papel das tecnologias exponenciais no processo de transição energética, assim como as estratégias e iniciativas que estão sendo adotadas no setor elétrico nacional e internacional para a sua aplicação, além de apresentar novos modelos de negócios e as mudanças comportamentais do consumidor.

  • Novembro de 2021 Observatório de Hidrogênio Nº 1

    O hidrogênio (H2) tem sido reconhecido como um importante vetor energético, capaz de promover uma profunda descarbonização da economia mundial, especialmente em segmentos de difícil redução de emissões, como os setores industrial e o de transportes. Tendo em vista a evolução exponencial da economia do hidrogênio, o presente relatório tem como objetivo central apresentar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, atentando para as principais políticas públicas, diretrizes e projetos, bem como inovações tecnológicas e regulatórias de toda a cadeia de valor do hidrogênio. O relatório destaca análises referentes a dois, temas que tiveram maior relevância no mês de setembro, as diretrizes do Programa Nacional de Hidrogênio Brasileiro e uma análise do relatório da Agência Internacional de Energia, “Hydrogen in Latin America”.

  • Outubro de 2021 Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 2

    O Observatório de Mobilidade Elétrica do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL–UFRJ), buscando contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, identifica neste relatório as melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

  • Setembro de 2021 Observatório de Mobilidade Elétrica Nº1

    O Observatório de Mobilidade Elétrica do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL–UFRJ), buscando contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, identifica neste relatório as melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

  • Outubro de 2021 Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 1

    O Observatório de Tecnologias Exponenciais, contribuindo com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identifica o papel das tecnologias exponenciais no processo de transição energética, assim como as estratégias e iniciativas que estão sendo adotadas no setor elétrico nacional e internacional para a sua aplicação, além de apresentar novos modelos de negócios e as mudanças comportamentais do consumidor.

  • Setembro de 2021 Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 0

    O GESEL está disponibilizando o Relatório Observatório de Tecnologias Exponenciais N°0. O relatório tem como objetivo central apresentar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, apresentado no Informativo Setorial de Tecnologias Exponenciais do GESEL, atentando para as principais políticas públicas, diretrizes, projetos, inovações tecnológicas e regulatórias de toda cadeia de valor das tecnologias exponenciais.

Página 1 de 3