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IFE: nº 01 (TESTE)- 06 de março de 2020
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gesel@gesel.ie.ufrj.br
lEditor:Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Regulatórias
1
Novo Regulamento de Mobilidade Elétrica em Portugal
2 Global EV Outlook 2019: políticas públicas de incentivo a mobilidade elétrica

Inovação e Tecnologia
1 GM lança bateria com autonomia de 645 km
2 GM espera produzir baterias mais competitivas para os VEs
3 Carro elétrico é mais resistente às enchentes
4 Panasonic desiste de parceria com Tesla

Indústria Automobilística
1 Barreiras para a inserção da produção de carros elétricos no Brasil
2 Paraná tem interesse em atrair fábrica da Tesla
3 Sucesso da Tesla na Europa pega a indústria de surpresa

4 A mudança de estratégia da Volkswagen e sua aposta na eletrificação

5 Volkswagen espera vender 1 milhão de carros livres de emissões em três anos

6 Volkswagen no Brasil: seis carros ‘eletrificados’ até 2025

7 Volkswagen apresenta seu primeiro SUV ID.4 totalmente elétrico

8 Vendas de veículos elétricos aumentam na Alemanha
9 Em 2019, Toyota dominou mercado de híbridos no Brasil
10 Modelo elétrico da Fiat estreia no Brasil ainda esse ano

11 GM promete mais picapes elétricas
12 GM promete veículos elétricos com preços mais atrativos
13 Citroën Ami pode integrar serviços de compartilhamento

Meio Ambiente
1 Relatório da UCS: Carros elétricos e sua vantagem ecológica

Artigos e Estudos
1 Artigo GESEL: “O setor de transporte e a mobilidade elétrica”
2 Global EV Outlook 2019: Estoque global de carros elétricos no ano de 2018 aumenta em 63% em relação ao ano anterior
3 Global EV Outlook 2019: Venda global de carros elétricos no ano de 2018 aumenta em 68% em relação ao ano anterior
4 Relatório IDTechEx: Produção global de veículos comerciais leves elétricos ultrapassará 2,4 milhões de unidades anualmente até 2030


 

 

Políticas Públicas e Regulatórias

1 Novo Regulamento de Mobilidade Elétrica em Portugal

Em Portugal, o atual RME (Regulamento de Mobilidade Elétrica) foi aprovado pelo Regulamento n.º 854/2019, de 4 de novembro, na sequência da Consulta Pública n.º 78, revogando, assim, o regulamento publicado em dezembro de 2015. Neste novo RME, o utilizador de veículo elétrico (UVE) tem de celebrar um contrato com um comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica, que, por sua vez, deve assegurar que o UVE tem possibilidade de utilizar qualquer ponto de carregamento em qualquer ponto do território português. Outras alterações importantes neste novo RME foram a previsão de tarifas de acesso às redes elétricas para pontos de carregamento ligados em média tensão, a simplificação da estrutura das tarifas a aplicar pela entidade gestora, a densificação das regras de medição, leitura e disponibilização de dados e a clarificação e simplificação da figura de detentor de ponto de carregamento. O novo RME prevê também a existência de vários intermediários no processo de fornecimento de eletricidade para a mobilidade elétrica. As principais mudanças estabelecidas pelo novo RME foram destacadas na notícia publicada pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA). Para ler o texto na íntegra, clique aqui. Para acessar o documento sobre a Consulta Pública n.º 78, clique aqui. Para acessar o Regulamento n.º 854/2019, clique aqui. (ENA – 06.11.2019)

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2 Global EV Outlook 2019: políticas públicas de incentivo a mobilidade elétrica

Os países líderes na mobilidade elétrica implementam um conjunto de medidas, como: padrões de economia de combustível, incentivos para veículos de zero e baixa emissão, instrumentos econômicos com objetivo de diminuição da diferença de custo entre veículos elétricos e convencionais e suporte para a implantação da infraestrutura de carregamento. Além disso, as políticas estão sendo estendidas em alguns países no sentido de abordar a importância estratégica da cadeia de valor da tecnologia de baterias. (IEA – 2019)

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Inovação e Tecnologia

1 GM lança bateria com autonomia de 645 km

A General Motors lançou uma nova geração de baterias para seus carros elétricos, em mais um movimento para concorrer com a Tesla. Segundo a GM, suas baterias Ultium terão alcance de 645 km por carga, e foram desenvolvidas para recarregamento rápido e versatilidade na utilização. A empresa afirma que elas poderão ser empregadas em carros de passeio, veículos de trabalho, caminhões e até esportivos. As baterias terão de 50 a 200 kWH, de acordo com a utilização. "Nossa equipe aceitou o desafio de transformar o desenvolvimento dos produtos na GM e posicionar nossa companhia em um futuro totalmente elétrico", destacou a presidente executiva do grupo, Mary Barra. (G1 – 05.03.2020)

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2 GM espera produzir baterias mais competitivas para os VEs

Com investimento de US$ 20 bilhões nos próximos 5 anos, a GM espera que seus custos com bateria caiam abaixo do nível que os analistas dizem que tornaria os VEs competitivos com veículos de combustão interna. As baterias Ultium, da marca, custarão menos de US $ 100 por quilowatt-hora e permitirão um alcance de condução de até 400 milhas (640 km) com carga total, disse a GM. (Automotive News Europe – 05.03.2020)

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3 Carro elétrico é mais resistente às enchentes

Em enchentes, muitas das precauções devem ser as mesmas feitas para carros a combustão, mas os elétricos até levam vantagens em alguns casos. Os conectores e a bateria ficam em invólucros selados, projetados para que não haja contato com a água, portanto, o risco de estrago é menor. Ricardo Takahira, da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil, explica que existem vários módulos eletrônicos que detectam a fuga da corrente elétrica caso o sistema de vedação esteja comprometido: “isso pode até causar um curto-circuito, mas não será sentido pelos ocupantes do veículo”. (Valor Econômico – 28.02.2020)

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4 Panasonic desiste de parceria com Tesla

A Panasonic disse que abandonará a parceria na fábrica de painéis solares que possui junto com a montadora de veículos elétricos Tesla em Nova York, nos EUA. Trata-se do mais recente sinal de tensão na aliança, o que pode significar que o status da companhia japonesa como fornecedora exclusiva de baterias da Tesla está terminando. O movimento aumenta a incerteza sobre a unidade de negócios de energia solar da Tesla, que já foi drasticamente reduzida desde que a empresa americana a comprou por US$ 2,6 bilhões em 2016. (O Estado de São Paulo - 27.02.2020)

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Indústria Automobilística

1 Barreiras para a inserção da produção de carros elétricos no Brasil

No ano passado, foram vendidos no mercado brasileiro 11,8 mil veículos eletrificados, um crescimento de 198% em relação a 2018, porém um volume ainda baixo para o país. As principais barreiras para a comercialização de veículos elétricos no Brasil são a falta de infraestrutura de recarga e o valor elevado desses veículos. O mais barato no país hoje é o Zoe, da Renault, vendido a R$ 148 mil. Além disso, acordos para instalar uma fábrica de veículos elétricos envolvem incentivos fiscais e redução de tributos de importação como contrapartida, decisão que levaria as demais montadoras a reivindicar o mesmo tratamento. (Valor Econômico – 22.02.2020)

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2 Paraná tem interesse em atrair fábrica da Tesla

O estado do Paraná tem interesse em atrair fábrica da Tesla. O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) requerimento sobre as condições para oferta de incentivos fiscais com o objetivo de atrair unidade fabril da montadora. O documento solicita providências para elaboração de uma estratégia de captação desse investimento, que deverá ser encaminhada para ciência do governo federal. Guerra destaca a necessidade de estabelecer entre os compromissos do presidente Jair Bolsonaro, durante sua próxima viagem aos Estados Unidos, uma visita com a intenção de abrir estas negociações. (Brasil Energia - 03.03.2020)

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3 Sucesso da Tesla na Europa pega a indústria de surpresa

O sucesso do Modelo 3, apenas alguns meses após a sua venda na Europa, levanta questões sobre se as montadoras tradicionais como Volkswagen e Mercedes-Benz correm o risco de perder uma mudança marcante na tecnologia automotiva. A Tesla vendeu 24.000 veículos durante o mês, um terço da BMW ou Mercedes, apesar das últimas oferecerem dezenas de modelos. (The New York Times – 04.03.2020)

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4 A mudança de estratégia da Volkswagen e sua aposta na eletrificação

A aposta na eletrificação atesta a mudança de estratégia da Volkswagen, que em 2017 iniciou investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil para o desenvolvimento e lançamento de 20 produtos até o fim deste ano, sendo que apenas um pertence ao segmento de eletrificados: o híbrido Golf GTE. No curto prazo, até 2024, os alemães projetam investimento mundial de € 60 bilhões (cerca de R$ 280 bilhões) em motorizações elétricas ou híbridas. Já o plano mais distante, até o fim de 2029, é lançar 75 veículos elétricos e 60 híbridos. (Istoé Dinheiro – 28.02.2020)

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5 Volkswagen espera vender 1 milhão de carros livres de emissões em três anos

A Volkswagen espera vender 1 milhão de carros livres de emissões nos próximos três anos, o que a levaria a suplantar empresas como a Tesla e outras pioneiras na área de veículos elétricos. Seu primeiro hatch elétrico para o mercado de consumo em massa, o ID.3, deve ser lançado para venda ainda este ano, assim como o carro esportivo de luxo Taycan, da Porsche, uma das marcas da Volkswagen. (Valor Econômico – 26.02.2020)

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6 Volkswagen no Brasil: seis carros ‘eletrificados’ até 2025

O chefe global de operações da Volkswagen, Ralf Brandstätter, anunciou o lançamento de seis modelos híbridos e elétricos no Brasil até 2025. Os veículos escolhidos sairão de uma lista de 22 que a companhia pretende comercializar mundialmente. A companhia também acelera investimento em infraestrutura com a implementação de postos de recarga elétrica pelo Brasil. A rede de carregadores será interligada a outras, formando um corredor de 2,5 mil quilômetros de extensão entre Vitória, no Espírito Santo, e Florianópolis, em Santa Catarina, passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. (Istoé Dinheiro – 28.02.2020)

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7 Volkswagen apresenta seu primeiro SUV ID.4 totalmente elétrico

A Volkswagen apresentou o seu novo carro: o ID.4. É o primeiro SUV totalmente elétrico da montadora alemã que será lançado ainda neste ano. Para a marca, é um lançamento importante para sua missão de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050 e de reduzir as emissões de carbono de sua frota em um terço até 2025. O ID.4 deve ter autonomia de 500 km e ser produzido e vendido nos Estados Unidos, na Europa e na China. (O Estado de São Paulo – 04.03.2020)

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8 Vendas de veículos elétricos aumentam na Alemanha

As vendas de carros novos na Alemanha caíram 11% em fevereiro, enquanto as matrículas de veículos totalmente elétricos aumentaram 76%, para 8.154. As vendas de modelos híbridos aumentaram 98%, incluindo um aumento de 279% para modelos plug-in. As vendas de carros eletrificados foram impulsionadas pelas montadoras europeias que adicionaram mais carros híbridos plug-in para ajudar a cumprir as metas de redução de CO2 da UE. (Automotive News Europe – 05.03.2020)

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9 Em 2019, Toyota dominou mercado de híbridos no Brasil

Pioneira na comercialização de veículos eletrificados no Brasil, a Toyota liderou o mercado de híbridos no país em 2019, com participação de 67,6% - resultado creditado aos números alcançados pelos três modelos do tipo que a empresa oferta por aqui: Corolla Hybrid, RAV4 Hybrid e Prius, respectivamente. (Inside EVs - 02.03.2020)

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10 Modelo elétrico da Fiat estreia no Brasil ainda esse ano

Neste ano, a Fiat estreará no mercado brasileiro de carros elétricos com o modelo 500 EV, apresentado na Europa. O carro possui uma bateria de íons de lítio de 42 kWh, com alcance de 320 km, o dobro que tinha. Seu motor elétrico tem 117 cv de potência e a velocidade máxima é de 93 km/h. O Fiat vem ainda com um carregador DC de 85 kW, que entrega 80% da carga em apenas 35 minutos. (Terra – 05.03.2020)

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11 GM promete mais picapes elétricas

A GM tem grandes ambições para o projeto de sua nova gama de elétricos. O presidente da marca, Mark Reuss, confirmou que além da picape GMC Hummer EV, haverá outras picapes e variantes do modelo. A GMC Sierra deverá ganhar uma versão elétrica em 2023 e deverá ser mais barata do que a Hummer, que também será vendida pelas lojas da GMC. O presidente disse ainda que a GM irá ofertar um pacote para cada tipo de necessidade. (O Estado de São Paulo - 29.02.2020)

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12 GM promete veículos elétricos com preços mais atrativos

A GM divulgou um plano abrangente para produzir uma ampla gama de veículos elétricos nos próximos anos. A montadora pretende apresentar mais de 20 modelos até 2023 e, segundo representantes da GM, com preços mais acessíveis para o consumidor comum. A empresa espera que as vendas de seus veículos elétricos nos Estados Unidos e na China superem 1 milhão por ano até 2025, disse Mary T. Barra, diretora executiva da GM. (O Globo – 05.03.2020)

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13 Citroën Ami pode integrar serviços de compartilhamento

A proposta é que o novo modelo Ami, da Citroën, seja uma alternativa a scooters, bicicletas e patinetes para curtas viagens. O modelo poderá ser comprado, alugado ou integrar serviços de compartilhamento. Ainda há um aluguel de longo prazo oferecido pela Citroën, com 19,99 euros mensais e um depósito de 2.644 euros. O compartilhamento Free2Move, da própria PSA, vai cobrar 26 centavos de euro por minuto de uso do carrinho. (O Estado de São Paulo - 02.03.2020)

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Meio Ambiente

1 Relatório da UCS: Carros elétricos e sua vantagem ecológica

Segundo relatório da Union of Concerned Scientists (UCS), uma organização sem fins lucrativos de cientistas para proteção ambiental com sede no Estados Unidos, a redução das emissões de carbono pelos carrões elétricos no país consegue ser uma vantagem frente aos carros a gasolina inclusive quando se leva em conta as emissões geradas na produção de eletricidade para o carregamento. A organização publicou dados referentes a 2018 que comparam as emissões de carbono geradas pelo carregamento de carros elétricos nos EUA com o impacto de carros a gasolina considerados econômicos. De acordo com os resultados, apenas 6% dos norte-americanos vivem em uma região onde os gastos de energia elétrica geram mais impactos negativos do que os carros de 50 milhas por galão (mpg). (Tecmundo – 15.02.2020)

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Artigos e Estudos

1 Artigo GESEL: “O setor de transporte e a mobilidade elétrica”

Em artigo publicado no Estadão BroadCast, Nivalde de Castro e Nuno Pinto tratam da redução da emissão de CO2 com base na mobilidade elétrica. Segundo eles “o setor de transporte terá um papel decisivo para a redução do aquecimento global. Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), ele é responsável por quase um quarto das emissões diretas de CO2 mundiais, sendo superado somente pelo setor de geração de energia elétrica”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 04.03.2020)

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2 Global EV Outlook 2019: Estoque global de carros elétricos no ano de 2018 aumenta em 63% em relação ao ano anterior

A difusão dos carros elétricos vem crescendo rapidamente nos últimos dez anos, com o estoque global de carros elétricos ultrapassando os 5 milhões em 2018, um aumento de 63% em relação ao ano anterior. Cerca de 45% dos carros elétricos em circulação em 2018 estavam na China - um total de 2,3 milhões - enquanto a Europa contabilizou 24% e os Estados Unidos 22%. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (IEA – 2019)

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3 Global EV Outlook 2019: Venda global de carros elétricos no ano de 2018 aumenta em 68% em relação ao ano anterior

Houve um crescimento anual de 68% nas vendas de carros elétricos entre 2017 (1 milhão de vendas) e 2018 (2 milhões de vendas), o que representou uma retomada do crescimento observado em 2015 (68%) após dois anos de taxas mais baixas. A China continuou representando 55% do mercado mundial, com quase 1,1 milhão de carros elétricos vendidos em 2018. A Europa foi o segundo maior mercado de carros elétricos (385.000 unidades vendidas), seguida logo atrás pelos Estados Unidos (361.000 unidades vendidas). Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (IEA – 2019)

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4 Relatório IDTechEx: Produção global de veículos comerciais leves elétricos ultrapassará 2,4 milhões de unidades anualmente até 2030

Um novo relatório da IDTechEx, Electric Vans 2020-2030, prevê que a produção global de LCVs elétricos irá ultrapassar 2,4 milhões de unidades anualmente até 2030, fornecendo uma perspectiva detalhada da China, Europa, América do Norte e resto do mundo. A IDTechEx alerta que o mercado de veículos comerciais leves está em uma posição única para eletrificar sua frota. Na próxima década, à medida que os preços das baterias diminuem, será possível ter uma economia de escala no custo de componentes elétricos e fabricação de veículos. Além disso, a adição de tarifas rodoviárias para veículos a diesel favorecerá o novo mercado em ascensão. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (Green Car Congress – 02.03.2020)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Diogo Salles e Fabiano Lacombe
Pesquisadores: Lara Moscon e Luiza Masseno
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico, vinculada ao NUCA do Instituto de Economia da UFRJ.

Para contato: ifes@race.nuca.ie.ufrj.br

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