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IFE: nº 43 - 28 de janeiro de 2021
http://gesel.ie.ufrj.br/
gesel@gesel.ie.ufrj.br

Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Regulatórias
1
Biden: ações climáticas imediatas podem ter foco em VEs
2 ABVE: necessidade de incentivos aos VEs
3 VW defende incentivos para VEs no Brasil
4 Titulo
5 Titulo
6 Titulo
7 Titulo
8 Titulo

Inovação e Tecnologia
1 Brasil: atraso tecnológico pode ter levado à saída da Ford
2 Titulo
3 Titulo
4 Titulo
5 Titulo
6 Titulo
7 Titulo
8 Titulo
9 Titulo

10 Titulo
11 Titulo
12 Titulo

13 Titulo

Indústria Automobilística
1 Titulo
2 Titulo
3 Titulo

4 Titulo

5 Titulo

6 Titulo

7 Titulo

8 Titulo
9 Titulo
10 Titulo
11 Titulo
12 Titulo
13 Titulo

14 Titulo

15 Titulo

16 Titulo

17 Titulo

18 Titulo
19 Titulo
20 Titulo

Meio Ambiente
1 Titulo
2 Titulo
3 Titulo
4 Titulo

5 Titulo
6 Titulo
7 Titulo
8 Titulo

9 Titulo

10 Titulo

Outros Artigos e Estudos
1 Titulo
2 Titulo
3 Titulo
4 Titulo

5 Titulo
6 Titulo
7 Titulo
8 Titulo

9 Titulo

10 Titulo


 

 

Políticas Públicas e Regulatórias

1 Biden: ações climáticas imediatas podem ter foco em VEs

Ao tomar posse, o presidente Joe Biden deve cumprir a promessa de reingressar os EUA ao Acordo de Paris como um de seus primeiros atos. Em resposta ao site de notícias Vox, Jamal Brown, assessor de imprensa da campanha de Biden, listou alguns outros pontos imediatos de ação climática de Biden. Uma dessas medidas será exigir limites ambiciosos para a emissão de metano nas novas operações de petróleo e gás. O sistema de compras federais, que gasta US$ 500 bilhões ao ano, irá adquirir apenas veículos que usem energias limpas assim como garantir que edifícios e instalações do governo dos EUA sejam mais eficientes em termos climáticos. Os transportes, a fonte de emissão de GEE com crescimento mais rápido nos EUA, serão alvo da implementação da Lei do Ar Limpo e haverá estímulo para que os novos carros pequenos e médios sejam elétricos. (Valor Econômico – 20.01.2021)

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2 ABVE: necessidade de incentivos aos VEs

A ABVE defende a equiparação do IPI dos VEs à alíquota da maioria dos veículos comuns. Um carro flex 1.0 a combustão paga 7% de IPI e um VE, que é mais eficiente e não poluente, tem de pagar 13%, 18% ou até mais. Pedro Bentancourt, vice-presidente de Veículos Leves da ABVE e diretor de relações governamentais da Nissan do Brasil, afirma que o ideal seria zerar o IPI dos VEs; “no mínimo, nossos produtos deveriam pagar a mesma alíquota básica já paga pela maioria do mercado. Não é só uma questão de eficiência energética, é também de saúde pública”. A ABVE defende ainda a redução de IPVA, programas de instalação de eletropostos nas estradas e incentivos à eletrificação das frotas públicas e de prestadores de serviços de compartilhamento. (Associação Brasileira do Veículo Elétrico – 15.01.2021)

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Inovação e Tecnologia

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Indústria Automobilística

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Meio Ambiente

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Outros Artigos e Estudos

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e Luiza Masseno
Pesquisadores: Lara Moscon, Pedro Barbosa e Victor Pinheiro
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico, vinculada ao NUCA do Instituto de Economia da UFRJ.

Para contato: ifes@race.nuca.ie.ufrj.br

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